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dc.contributor.advisorYoshida, Elisa Medici Pizao
dc.contributor.authorIvatiuk, Ana Lucia
dc.date.accessioned2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.available2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.issued2009-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15662
dc.description.abstractEntende-se por Orientação Profissional todas as estratégias que visam auxiliar um indivíduo a tomar decisões sobre sua vida profissional, sejam elas relacionadas com primeira escolha, reorientação profissional, mercado de trabalho ou inserção profissional. As pessoas que possuem algum tipo de deficiência também apresentam esse tipo de dúvida e necessitam desse tipo de auxílio. No Brasil, esta população pode corresponder a 14,5% do número total de brasileiros em idade de inserção profissional. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão na literatura em relação à orientação profissional em populações que apresentam algum tipo de deficiência, no período de 2000-2009. Partindo de buscas em bases de dados foram selecionados artigos (N=41), teses e dissertações (N=6), e capítulos de livros (N=2) e livros (N=4) que tivessem relação com a temática, totalizando 55 produções. Destas, 30 eram nacionais e 25 estrangeiras. As referências foram analisadas quantitativa e qualitativamente com base em categorias de análise previamente desenvolvidas e constantes de Formulário. Os resultados apontaram que 31% dos trabalhos abordaram questões relativas à inserção profissional, 18% sobre mercado de trabalho e 13% sobre a primeira escolha. Poucos trabalhos focalizavam práticas propriamente ditas de OP (27,3%). Os estudos tinham como foco os portadores de deficiência propriamente ditos, ou pessoas de seu convívio como, empregadores e/ou familiares e/ou educadores. O presente estudo apontou para a necessidade de um maior volume de produção cientifica na área e também de pesquisas cujos resultados possam de fato ser generalizados, uma vez que o contingente de pessoas deficientes é alto e necessita de estudos que orientem práticas mais efetivas no campo da orientação profissional.
dc.description.abstractProfessional orientation includes all strategies that seek to assist an individual on decision making about their professional life, whether they might be related to first choice, professional guidance, job market or professional insertion. Those who have some sort of disability also show this kind of query and may need such assistance. In Brazil, this population corresponds to 14.5% of the total number of Brazilians at work age. The aim of this research was to review the literature regarding professional orientation for a sample of disabled people during the period from 2000 to 2009. The search included relevant articles (N=41), thesis and dissertations (N=6), book chapters (N=2) and books (N=4), totalizing 55 documents. Thirty of those were produced in Brazil and 25 others from foreign countries. Quantitative and qualitative analyses were made according to a set form. The data pointed that 31% of the material referred to studies related to the professional insertion issue, 18% were about job market, and 13% were about the first choice. Few studies approached actual intervention practice in professional guidance (27.3%). The majority of the researches focused on disabled people or those who interact with them on a daily basis, such as employers, family or educators. This study appoints for the need of more scientific production on this area since the population contingency of disabled individuals is high and in need of effective practices in the field of professional guidance.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectorientação profissional
dc.subjectpessoa portadora de deficiência
dc.subjectrevisão de literatura
dc.subjectprofessional guidance
dc.subjectdisabled people
dc.subjectliterature review
dc.titleOrientação profissional em pessoas com necessidades especiais: revisão de literatura (2000-2009)
dc.title.alternativeProfessional guidance in a population with special needs: literature review (2000-2009)
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2708696409207134
puc.advisorLattes7673110029487061
puc.refereeLehman, Yvette Piha
puc.refereeSanteiro, Tales Vilela
puc.refereeSouza, Vera Lúcia Trevisan de
puc.refereeNakano, Tatiana de Cássia
puc.refereeLattes7965765226283602
puc.refereeLattes5391944071281583
puc.refereeLattes6876954243774464
puc.refereeLattes8092049870780985
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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