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dc.contributor.advisorCury, Vera Engler
dc.contributor.authorMessias, João Carlos Caselli
dc.date.accessioned2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.available2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.issued2007-12-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15666
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou compreender a experiência de uma equipe formada por estudantes universitários em relação à tarefa de elaborar um projeto acadêmico, ao longo de um ano letivo. O referencial teórico foi a Psicologia Humanista, mais especificamente a Filosofia do Implícito, desenvolvida por Eugene T. Gendlin. Caracteriza-se como um estudo qualitativo de caráter exploratório. Durante um ano o pesquisador participou de treze reuniões realizadas pela equipe. O pesquisador e os membros da equipe redigiram versões de sentido individuais, ao término das reuniões, para apreender as impressões dos participantes a respeito de cada etapa do processo. Esses relatos foram organizados em um quadro geral contendo noventa e uma versões de sentido e a compreensão psicológica decorrente. O pesquisador narrou o processo grupal a partir de sua própria experiência como participante da equipe, gerando um relato acerca da trama intersubjetiva. O método adotado pelo pesquisador para explicitar os elementos de sua própria subjetividade ao longo do processo de interpretação da experiência vivida foi o Thinking at the Edge TAE, desenvolvido por Gendlin. Esse recurso também possibilitou ilustrar como acontece a elaboração do significado de uma experiência do ponto de vista psicológico. Concluiu-se que o processo desta equipe, centrada na tarefa, possibilitou a emergência de um grupo que partilhou um sentido comum. Desenvolveram-se duas formas de liderança ao longo deste processo, uma centrada na tarefa e outra centrada no desenvolvimento de um significado grupal. Foram identificadas três camadas distintas na forma como os seis membros da equipe organizaram-se e contribuíram para o desenvolvimento da tarefa. A pesquisa possibilitou uma compreensão da equipe como um organismo coletivo, dotado de identidade própria. A partir desta perspectiva, foi possível compreender algumas peculiaridades da dinâmica grupal e as possíveis repercussões deste estudo para aplicações em campos variados, com destaque para os ambientes profissionais.
dc.description.abstractThis research aimed to comprehend the experience of a team composed by college students towards the task of elaborating an academic project during one year and it is characterized as an exploratory qualitative study. Humanistic Psychology offered the theoretical reference more specifically through the Philosophy of the Implicit developed by Eugene T. Gendlin. During one year, the researcher participated on thirteen team meetings. Team members, as well as the researcher, wrote individual Meaning Versions at the end of every reunion in order to grasp their impressions about each stage of the process. Those reports were organized in a chart made of ninety-one Meaning Versions and the resulting psychological comprehension. The researcher narrated the group process from his own experience as a participant generating a report about the intersubjective intricacy. The method used by the researcher to make explicit the elements of his own subjectivity all the way through the process of interpretating the experience was Thinking at the Edge TAE, developed by Gendlin. This resource also made possible to illustrate how, from a psychological point of view, the creation of an experience meaning happens. It is understood that the process of this task centered team made possible the emergence of a group that shared a common meaning. Two types of leadership emerged during the process: one task centered and the other type focused on the development of a group meaning. Three different levels were identified regarding the manner how the six members organized themselves and contributed towards the task development. The research made it possible to comprehend the group as a collective organism endowed with its own identity. From this perspective, it was possible to understand some particularities of group dynamics as well the potential repercussion of this study for applications in various fields, especially professional environments.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectatenção psicológica clínica em instituições
dc.subjectfilosofia do implícito
dc.subjectpesquisa qualitativa
dc.subjectprocesso grupal
dc.subjectequipes de trabalho
dc.subjectclinical psychological attention at institutions
dc.subjectphilosophy of the implicit
dc.subjectqualitative research
dc.subjectgroup process
dc.subjectwork teams
dc.titleO plural em foco: um estudo sobre a experienciação grupal
dc.title.alternativeFocusing the plural: a study about group experiencing
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7861317602243394
puc.advisorLattes3414308343809480
puc.refereeAmatuzzi, Mauro Martins
puc.refereeTerzis, Antonios
puc.refereeSzymanski, Heloisa
puc.refereeQueiroz, Marcos de Souza
puc.refereeLattes4753420822745799
puc.refereeLattes7646699220044786
puc.refereeLattes3902232546069610
puc.refereeLattes0397371874668515
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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