Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
Abrir arquivo
Título alternativo
AIDS prevention in school: social representations of teachersAutor
Wuo, Moacir
Orientador
Rosado, Eliana Martins da SilvaData de publicação
19/06/1998Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2º Grau do Estado de São Paulo. Utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas sobre a AIDS: noções da doença, formas de transmissão, prevenção, AIDS-adolescentes e preconceitos - e sobre Programas de Prevenção da AIDS na Escola: funções, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que os professores apresentaram conhecimentos satisfatórios sobre a doença, sobre formas de transmissão e prevenção; há idéia sobre grupos de risco e como fatores de transmissibilidade da AIDS entre adolescentes, apontaram o comportamento, o sexo e uso de drogas e, com relação a Programas de Prevenção, consideram que estes têm função de informar, são de responsabilidade da Secretaria da Saúde, devem ser conduzidos pelos professores de Biologia; apontaram como dificuldades questões psicossociais e técnicas e manifestaram interesse em participar. Pareceu faltar uma ação reflexiva sobre as implicações AIDS-adolescência-processo educacional e sobre a possibilidade de Programas de Prevenção promoverem mudanças comportamentais desejáveis e consistentes entre os adolescentes The aim of this study was to explore the Social Representations of teachers about HIV/AIDS and Programs for AIDS Prevention in School. 54 teachers from Technical High Schools in São Paulo were taken. An open and close quiz was used about AIDS: notion of the disease, ways of transmission, prevention, AIDSteens and prejudice - and about Programs of Prevention of AIDS in School: functions, difficulties, responsibilities and possibilities of involvement. The answers were treated and analyzed by the Contents Analysis technique. Results showed that teachers had satisfactory knowledge about the disease, ways of transmission and prevention; there s an idea about groups of risk and how transmission factors among teenagers, pointed to behavior, consider that theses have the function to inform, and they are responsibility of Health Secretary, and must be conducted by Biology teachers; they showed difficulty on psycho-social questions and so much interest in participating. It seemed to be a lack of reflection on the implication of AIDS-adolescence-Process of Education and about the possibility of Prevention Program and they make behavioral changes which are desirable and consistent among teenagers
Palavras-chave
Hiv/aidsAids educação
Programas de prevenção
Representação social
Professores
Prevenção
Hiv/aids
Aids education
Prevention programs
Social representation
Teachers
Prevention