O professor e a inclusão do aluno com déficit de atenção e hiperatividade
Abrir arquivo
Título alternativo
The theacher and the inclusion of the pupil with attention déficit/hyperactivityAutor
Machado, Vilma Bastos
Orientador
Oliveira, Maria Helena Mourão AlvesData de publicação
08/02/2007Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O principal objetivo deste estudo foi identificar como o professor conceitua o Déficit de Atenção/ Hiperatividade(DA/H). Os dados, coletados através de questionário elaborado especificamente para este estudo, foram analisados de forma qualitativa, fornecendo além da definição sobre o DA/H, dados sobre a prática docente de cada professora ouvida nesta pesquisa. O estudo mostrou que o conceito definido pelas professoras não se distancia das definições científicas utilizadas. Quanto à prática docente os dados informaram que existe a dificuldade de trabalho com os alunos com DA/H que se relaciona com a falta de estrutura e apoio técnico oferecidos pelas redes de ensino, principalmente a rede estadual, fazendo com que as professoras não encontrem formas de solucionar essas dificuldades. Por apoio técnico, entende-se atendimento profissional de psicólogos. Ainda com relação a este apoio, oferecido ou não pelas redes de ensino, a pesquisa revelou que existe a crença de que o trabalho do psicólogo é que pode proporcionar a solução dos problemas existentes na sala de aula, ou seja, que este profissional sozinho pode ajudar na inclusão do aluno com DA/H, como se fosse possível isentar a escola e a família do trabalho conjunto para esse fim. The main objective of this report was to identify how the teacher defines the Attention Deficit/Hyperactivity(AD/H). The data collected through questionnaire elaborated specifically for this report had been analyzed in a qualitative form, giving not only the definition of AD/H, but also data about the practice of each teacher who was heard in this research. The report showed that the concept defined for the teachers is not far from the used scientific definitions. The information about the teachers practice is that the difficulty of work with the pupils AD/H exists and it is related to the lack of structure and technician support offered by the schools, mainly the public schools. Professional help from psychologists is what is considered a technician support. Besides that, this support, offered or not by the school, was showed that the work of the psychologist is believed to be what provides the solution of all problems in the classroom, therefore that only this professional can help to include the pupil with AD/H, as if it was possible to with hold the school and the family responsibility of work together as a group to achieve the goal.
Palavras-chave
Prática docenteEnsino fundamental
Conceito
Pratical teaching
Basic education
Concept