dc.contributor.advisor | Souza, Vera Lucia Trevisan de | |
dc.contributor.advisor | | |
dc.contributor.author | Arinelli, Guilherme Siqueira | |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T14:38:50Z | |
dc.date.available | 2022-04-05T14:38:50Z | |
dc.date.issued | 2022-01-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16506 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir de uma intervenção em escola
pública, práticas psicológicas que podem promover mudanças de posicionamento dos
estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das opressões vivenciadas em seu cotidiano.
Sustentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, esta
pesquisa-intervenção realizou encontros, entre 2016 e 2018, com adolescentes do 1º, 2º e 3º
anos do Ensino Médio público de uma escola estadual localizada em um município do interior
do estado de São Paulo, além de quatro entrevistas semiestruturadas com os ex-alunos
egressos da escola em que foram desenvolvidas as atividades. Os encontros tiveram
frequência semanal e duração de 1h 30min, onde foram utilizadas estratégias de roda de
conversa, apreciação e produção de diferentes materialidades artísticas, como filmes,
fotografias, pinturas, desenhos, músicas, poemas, etc; e oficinas com profissionais
convidados. Já as entrevistas foram realizadas remotamente, via plataforma online de vídeochamada, com duração de 60 minutos. As fontes de dados utilizados para construção da
análise foram: registros em diários de campo produzidos pelo psicólogo-pesquisador,
produções em textos e desenhos elaborados pelos adolescentes durante os encontros e falas e
expressões dos participantes nas entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram
organizados e analisados em dois eixos: (1) A estrutura e a dinâmica da opressão na escola,
em que foi discutida a dinâmica das relações empreendidas no cotidiano escolar e o seu
impacto na percepção dos adolescentes sobre si e o mundo; e, (2) práticas psicológicas para
promoção de uma escola mais justa e igualitária, onde foram abordadas as ações do psicólogo
escolar que favoreceram a mudança de posicionamento dos adolescentes em relação às suas
condições de vida. Conclui-se que em um contexto marcado pelo autoritarismo, a falta de
espaços dialógicos para expressão dos sujeitos intensificava a reprodução de ações
sustentadas pelo medo e discriminação que resultavam no afastamento, desobediência,
oposição e resistência entre os atores escolares. As ações do psicólogo escolar no trabalho
com os adolescentes, quando mediadas pelo diálogo e pela reflexão, favoreceram um
posicionamento ativista transformador dos estudantes na medida em que se direcionaram à
formação do coletivo e à construção de novas perspectivas de futuro. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research aimed to investigate, from an intervention in a public school, the
psychological practices that can promote changes in the positioning of high school students in
facing the oppressions experienced in their daily lives. Based on the theoreticalmethodological assumptions of Cultural-Historical Psychology, this intervention-research
held meetings, between 2016 and 2018, with adolescents from the 1st, 2nd and 3rd years of a
public high school located in the state of São Paulo, in addition to four semi-structured
interviews with former students from the school where the activities were developed. The
meetings had a weekly frequency and duration of 1h 30min, where strategies of conversation
circle, appreciation and production of different artistic materials were used, such as films,
photographs, paintings, drawings, music, poems, etc; and workshops with guest professionals.
The interviews were carried out remotely, via an online video-call platform, lasting 60
minutes. The data sources used to build the analysis were: records in field diaries produced by
the psychologist-researcher, productions in texts and drawings prepared by the adolescents
during the meetings, and the speeches and expressions of the participants in the semistructured interviews. The results were organized and analyzed along two lines: (1) The
structure and dynamics of oppression at school, where we discussed the dynamics of
relationships undertaken in everyday school life and its impact on the adolescents' perception
of themselves and the world; and, (2) Psychological practices to promote a fairer and more
egalitarian school, in which we analyze the actions of the school psychologist that favored a
change in the adolescents' position in relation to their living conditions. It is concluded that in
a context marked by authoritarianism, the lack of dialogic spaces for the subjects' expression
intensified the reproduction of actions sustained by fear and discrimination that resulted in
distance, disobedience, opposition and resistance among school actors. The actions of the
school psychologist in working with teenagers, when mediated by dialogue and reflection,
favored a transformative activist stance from the students as they were directed towards the
formation of the collective and the construction of new perspectives for the future. | pt_BR |
dc.description.abstract | La presente investigación tuvo como objetivo indagar, a partir de una intervención en una
escuela pública, prácticas psicológicas que puedan promover cambios en el posicionamiento
de estudiantes de secundaria frente a las opresiones vividas en su cotidiano. Basada en los
presupuestos teórico-metodológicos de la Psicología Histórico-Cultural, esta investigación de
intervención realizó encuentros, entre 2016 y 2018, con adolescentes de 1°, 2° y 3° año de
bachillerato público de una escuela pública ubicada en un municipio del interior de estado de
São Paulo, además de cuatro entrevistas semiestructuradas con ex alumnos de la escuela
donde se desarrollaron las actividades. Los encuentros tuvieron una frecuencia semanal y una
duración de 1h 30min, donde se utilizaron estrategias de rueda de conversación, apreciación y
producción de diferentes materialidades artísticas, como películas, fotografías, pinturas,
dibujos, canciones, poemas, etc.; y talleres con profesionales invitados. Las entrevistas se
realizaron de forma remota, a través de una plataforma de videollamadas en línea, con una
duración de 60 minutos. Las fuentes de datos utilizadas para la construcción del análisis
fueron: registros en diarios de campo elaborados por la psicóloga-investigadora, producciones
en textos y dibujos elaborados por los adolescentes durante los encuentros y discursos y
expresiones de los participantes en las entrevistas semiestructuradas. Los resultados fueron
organizados y analizados en dos ejes: (1) La estructura y dinámica de la opresión en la
escuela, en el cual se discutieron las dinámicas de relación emprendidas en el cotidiano
escolar y su impacto en la percepción de los adolescentes sobre sí mismos y el mundo; y, (2)
prácticas psicológicas para promover una escuela más justa e igualitaria, donde se abordó el
accionar del psicólogo escolar que favoreció un cambio en el posicionamiento de los
adolescentes en relación a sus condiciones de vida. Se concluye que en un contexto marcado
por el autoritarismo, la falta de espacios dialógicos de expresión de los sujetos intensificó la
reproducción de acciones sostenidas por el miedo y la discriminación que resultaron en
retraimiento, desobediencia, oposición y resistencia entre los actores escolares. La actuación
del psicólogo escolar en el trabajo con adolescentes, cuando mediada por el diálogo y la
reflexión, favoreció un posicionamiento activista transformador de los estudiantes en la
medida en que se orientó hacia la formación del colectivo y la construcción de nuevas
perspectivas de futuro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar | pt_BR |
dc.subject | Potência de ação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | pt_BR |
dc.subject | Cultural-Historical Psychology | pt_BR |
dc.subject | School Psychology | pt_BR |
dc.subject | Power of Action | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.subject | Adolescencia | pt_BR |
dc.subject | Psicología Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Psicología Escolar | pt_BR |
dc.subject | Poder de Acción | pt_BR |
dc.subject | Bachillerato | pt_BR |
dc.title | “A nossa voz importa”: promovendo a capacidade de ação de adolescentes do ensino médio público | pt_BR |
dc.title.alternative | “Our voice matters”: promoting the capacity of action of public high school students | pt_BR |
dc.title.alternative | “Nuestra voz importa”: promover la capacidad de acción de los adolescentes en las escuelas secundarias públicas | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9719711764122153 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6876954243774464 | pt_BR |
puc.referee | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
puc.referee | Oliveira, Wanderlei Abadio de | |
puc.referee | Vianna, Eduardo | |
puc.referee | Maheirie, Kátia | |
puc.refereeLattes | 8863163152848405 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5455601415853420 | pt_BR |
puc.refereeLattes | - | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7689469021584393 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |