dc.description.abstract | Novas formas de afirmar o sagrado vêm se mostrando mais presentes no
Brasil contemporâneo. É este o caso observado com o neoxamanismo, num
cenário em que o religioso e o secular se reconfiguram de maneiras inéditas,
mesclando-se práticas e saberes tradicionais com conteúdos novos, de forma a
atender às demandas das sociedades ocidentais. O que orienta a questão central
desta pesquisa é, a partir de um estudo de caso – o Instituto Cristão Filhos da Luz
- problematizar como as práticas, conteúdos simbólicos e discursivos aí
observados, ressignificam elementos do xamanismo ameríndio, com propósitos
atuais. Para tanto, a metodologia parte de uma abordagem histórico-cultural do
fenômeno religioso, que amparada nos fundamentos da Escola italiana de História
das Religiões, investiga de que modo as matrizes americanas do xamanismo, ao
serem apropriadas no plano discursivo e na ritualidade, produzem uma realidade
simbólico-ritual capaz de criar soluções de cura para as patologias individuais e
coletivas da mente, do corpo e da alma. Especificamente, a pesquisa se ampara no
ferramental conceitual de Ernesto De Martino, procurando compreender comoo
contexto ritualístico abordado, ao criar o que o autor define como um “regime
protegido” de práticas mágicas estruturadas, funciona como um lugar de deshistorificação e reelaboração cultural, eficaz na resolução da “crise da presença”,
que em traduziria o risco de perda do ser no mundo. No caso estudado, além das
técnicas performáticas, será considerado o uso da ayahuasca, substância
psicoativa capaz de induzir o estado de dissociação psíquica dos participantes do
ritual e sua reconstituição em contexto simbólico, com eficácia na resolução de
determinadas dores da existência humana. | pt_BR |