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Comunicação suplementar e alternativa em fonoaudiologia: revisão integrativa de literatura

Abrir arquivo
ccv_fonoaudiologia_tcc_santos_af.pdf (782.8Kb)
Autor
Santos, Ana Flávia Souza
Orientador
Oliveira, Iara Bittante de
Data de publicação
24/11/2021
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Sendo a comunicação a base da interação social, é de grande importância que os sujeitos que apresentam alguma incapacidade de se comunicar verbalmente encontrem um meio alternativo para estabelecer conexões com outros indivíduos e com o mundo. A Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA pode ser um meio para que esses sujeitos consigam se expressar. O fonoaudiólogo, é o profissional responsável por estabelecer a CSA através de uma conduta personalizada, que visa atingir às necessidades dos pacientes. Objetivo: Este estudo tem por objetivo caracterizar a comunicação alternativa utilizada por fonoaudiólogos com sujeitos em que a linguagem oral não foi efetiva. Método: A partir das combinações dos descritores encontrados, foram obtidos na amostra n=124 artigos, que após leitura dos títulos se tornaram n=14. Após este processo foram excluídos os artigos duplicados e por fim foram selecionados n=7 artigos para compor o estudo. Os critérios de inclusão para seleção foram: ser um artigo científico original, em português, dos últimos 15 anos, terapia realizada por um fonoaudiólogo em crianças. Resultados: Foram encontrados no total oito artigos que relataram a atuação fonoaudiológica fazendo uso de Comunicação Suplementar e Alternativa. Os estudos envolveram participantes na faixa etária de 2 a 20 anos, de ambos os sexos, com predomínio de diagnóstico de paralisia cerebral, transtorno do espectro autismo e deficiência intelectual. O tipo de comunicação suplementar e alternativa mais utilizada pelos estudos foi o PECS (Picture Exchange Communication System) atualizado. Conclusão: Foi possível observar que o tipo de comunicação alternativa mais encontrado nos estudos sobre paralisia cerebral, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e apraxia de fala foi o PECS adaptado, uma ferramenta que tem como intuito promover a interação com o meio através do desenvolvimento da comunicação. O PECS por ser um material de baixa tecnologia, possui um custo mais acessível que permite ser acessado por uma maior população.

Palavras-chave
Auxiliares de Comunicação para pessoas com deficiência
Comunicação não verbal
Fonoaudiologia
Paralisia cerebral
Transtorno do Espectro Autista
Deficiência intelectual
Apraxias
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Fonoaudiologia - CCV

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