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dc.contributor.advisorCastro Junior, Carlos Alberto de
dc.contributor.authorLima, Pablo Molina de
dc.date.accessioned2022-08-11T13:03:46Z
dc.date.available2022-08-11T13:03:46Z
dc.date.issued2022-06-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16630
dc.description.abstractO setor de transporte tem um papel imprescindível nessa tendência mundial pela busca de soluções e produtos ambientalmente amigáveis. A eletrificação da mobilidade é um evento de natureza irreversível, com distintas motivações identificadas nos vários países precursores em sua adoção. Contudo, a inserção bem sucedida de veículos elétricos no sistema de transporte depende da superação de diversas barreiras: o preço elevado, a baixa autonomia em comparação com veículos de combustão interna, e o baixo número de estações de recarga disponíveis. O planejamento da infraestrutura de recarga tem papel importante na superação dessas limitações, portanto, a alocação ótima das estações de recarga é uma questão crucial. O objetivo desse trabalho é abordar o problema da alocação ótima de estações de recarga de veículos elétricos. Serão implementados e avaliados dois métodos de resolução do problema, respectivamente, um método de programação matemática e a metaheurística Teaching-Learning-Based Optimization (TLBO). Além disso, será apresentada uma proposta de alocação de estações de recarga específica para uma região da cidade de Campinas, SP. Os resultados fornecidos através das simulações dos métodos abordados foram comparados em termos de qualidade de solução, tempo computacional, dentre outros. Foi feita também uma análise crítica do modelo e dos métodos, a fim de encontrar a solução mais apropriada para o problema.pt_BR
dc.description.abstractThe transportation sector plays an essential role in the global trend of searching for more environmental-friendly products and solutions. The electrification of mobility is an irreversible fact, with different motivations identified in the several countries that have been adopting it. However, the successful insertion of electric vehicles in the transportation system depends on the overcoming of several barriers, namely their high price, low autonomy in comparison with internal combustion vehicles, and low number of available charging stations. The appropriate planning of the charging infrastructure plays an important role in overcoming such barriers, therefore, the optimal allocation of charging stations is a crucial matter. The objective of this work is to tackle the problem of optimally allocating charging stations for electric vehicles. Two solution methods will be implemented and evaluated, namely, a mathematical programming method and the metaheuristic Teaching-Learning Based Optimization (TLBO). In addition, a proposal for the allocation of charging stations will be presented for a particular region in the city of Campinas, SP. The results provided by both methods through computer simulations were compared in terms of solution quality, computational time, among others. A critical analysis of the model and methods was carried out in order to find the most appropriate solution to the problem.pt_BR
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectEstações de recargapt_BR
dc.subjectp-Medianaspt_BR
dc.subjectTLBOpt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectCharging stationspt_BR
dc.subjectp-Medianpt_BR
dc.subjectTLBOpt_BR
dc.titleAlocação ótima de estações de recarga de veículos elétricospt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes2247142799295946pt_BR
puc.advisorLattes3756048520695569pt_BR
puc.refereeMorais, Cecília de Freitas
puc.refereeBorges, Ricardo Torquato
puc.refereeLattes0454304940755110pt_BR
puc.refereeLattes3673940631540319pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC)pt_BR
puc.graduateProgramEngenharia Elétricapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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