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A abordagem da economia comportamental nas políticas públicas e o caso da vacinação contra a covid-19.

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cea_ciências-economicas_tcc_ferreira_jp.pdf (462.3Kb)
Author
Ferreira, João Pedro Cunha Mendes
Advisor
Borges, Izaias de Carvalho
Date
20/12/2021
Content Type
Trabalho de Conclusão de Curso
Postgraduate Program
Não se aplica
Access rights
Acesso aberto
Metadata
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Abstract
Este trabalho se baseia no estudo da Economia Comportamental e suas possíveis aplicações, a partir do paradigma desenvolvido pela teoria econômica neoclássica de que os agentes econômicos são seres racionais e tomam decisões ao calcular possíveis ganhos e perdas. Busca, através da pesquisa bibliográfica e documental apresentar, como a Economia Comportamental se desenvolveu, e seus principais conceitos, como as heurísticas e vieses cognitivos, e, a Teoria da Perspectiva, desenvolvidos por Amos Tversky e Daniel Kahneman. A partir disso, são apresentadas as possíveis aplicações da disciplina ao se relacionar com as políticas públicas para influenciar a tomada de decisão dos agentes econômicos. Isto é feito com base nos conceitos de nudging e arquitetura de escolhas. Por fim, é apresentado como a Economia Comportamental pode ser útil para fomentar as taxas de adesão por parte dos indivíduos na vacinação contra a COVID-19.
 
From the perspective of the neoclassical economic theory axiom that economic agents are completely rational beings and make decisions calculating their possible gains and losses, this paper work is based on the study of Behavioral Economics and how it can be applied to public policies. It aims to describe how the Behavioral Economics field was developed, its main concepts, like heuristics and cognitive biases, and the Prospect Theory, developed by Amos Tversky and Daniel Kahneman. From this starting point, relating to economic public policies, it’s shown how Behavioral Economics can be used to influence economic agents’ decision making using the concepts of nudging and choice architecture. Lastly, it’s also shown how these concepts presented can be useful to promote individuals to vaccinate against COVID19 and increase vaccination rates.
 
Keywords
Economia comportamental
Nudges
Arquitetura de escolhas
Políticas públicas
Paternalismo libertário
Covid-19
Behavioral economics
Rationality
Choice architecture
Public policies
Libertarian paternalism
Language
Portuguese
Collections
  • TCC - Ciências Econômicas

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