• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Economia e Negócios
  • Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade
  • Dissertações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Economia e Negócios
  • Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade
  • Dissertações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Negócios sociais: geração de valor socioambiental e sustentabilidade financeira

View/Open
cea_ppgsus_me_gonçalves_FLP.pdf (1.625Mb)
Alternative Title
Social business: generation of socio-environmental value and financial sustainability
Author
Gonçalves, Fábio Luiz Papaiz
Advisor
Sugahara, Cibele Roberta
Date
27/02/2020
Content Type
Dissertação de mestrado
Postgraduate Program
Sustentabilidade
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract

A sustentabilidade é apresentada como uma questão que envolve a manutenção da integridade do planeta, abarcando, principalmente, as dimensões econômica, social e ambiental. A inovação social provoca mudanças nos indivíduos, utiliza aprendizagem e conhecimento, procura solucionar problemas sociais e refere-se a valores sociais, como bem-estar e qualidade de vida, além de considerar as necessidades sociais para o desenvolvimento de alternativas que possam gerar benefícios sociais. O empreendedorismo social é um dos tipo de inovação social, e abrange diferentes tipos de organizações que visam melhorar a qualidade de vida da população. Os Negócios Sociais são exemplos de empreendimentos cujo foco é oferecer caminhos para uma vida digna, principalmente para a população de baixa renda. Neste contexto, os Negócios Sociais encontram, na inovação social, uma forma de viabilizar a geração de valor socioambiental de forma sustentável. No entanto, a contribuição para a geração de valor socioambiental e a sustentabilidade financeira dos Negócios Sociais revelam a necessidade de pesquisas que contemplem essa temática. Este estudo objetiva analisar a geração de valor socioambiental e a sustentabilidade dos Negócios Sociais, a fim de identificar como esses elementos impactam as organizações. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, descritiva e documental. Para tanto, adota-se a estratégia do estudo de casos múltiplos, a partir de cinco Negócios Sociais. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas com gestores de cinco Negócios Sociais. Como resultados, a pesquisa revela que as cinco organizações seguem as características dos Negócios Sociais, geram valor socioambiental, como acesso a bens e serviços, empregos, melhorias na saúde, e indicam ser autossustentáveis.

 

Sustainability is presented as a subject that involves keeping the integrity of the planet and there are three areas related to it: the economic, the social and the environmental. Social innovation provokes changes on people, it uses learning and knowledge, tries to solve social problems and refers to social values, like welfare and quality of life. Social innovation considers social needs to the development of alternatives that can generate social benefits. Social entrepreneurship is a kind of social innovation and has diferent kinds of organizations that have the objective of improving the quality of life of the population. Social Businesses are examples of entrepreneurships that have the focusto offer ways to a better life, mainly to low income people. In this context, Social Businesses find in social innovation a way to enable the generation of socioenvironmental value in a sustainable way. However, the contribution to the generation of socioenvironmental value and the self-sustainability of this kind of entrepreneurship reveal the need for researches about this theme. This study has the objective of analysing the generation of socioenvironmental value and the sustainability of Social Business to verify how these elements impact the organizations. This research is qualitative, exploratory, descritive and documental. It uses the strategy of multiple case studies in five Social Business. The data collection was executed with interviews with the managers of five SocialBusinesses. Asresults, the research reveals that the five organizations have the characteristics of Social Businesses, they generate socioenvironmental value, as the access to products and services, jobs, health improvement and they can be self-sustainable.

 
Keywords
Empreendedorismo
Sustentabilidade
Responsabilidade social da empresa
Inovação social
Empreendedorismo social
Negócios sociais
Negócios de impacto social
Social innovation
Social entrepreneurship
Social business
Social impact business
Sustainability
Language
Portuguese
Sponsor
Não recebi financiamento
Collections
  • Dissertações

Related items

Showing items related by title, author, creator and subject.

  • A Polftica de Assistencia Social, suas funções e eixos estruturantes: do papel ao chão 

    Coghi, Maria Fernanda (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-02)
    Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a Política de Assistência Social no Brasil, investigando suas funções e eixos estruturantes no âmbito da seguridade social. Aborda a consolidação desse direito pela Constituição ...
  • Habitação de interesse social como instrumento de construção da cidade. Residencial Sírius, Campinas/SP-BR e Västra Kattarpsvägen, Malmö/M-SE 

    Maroso, Caio Barbato (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-27)
    Esta tese trata da relação entre os diferentes estados de bem-estar social e as diferentes políticas públicas, no que se refere à habitação de interesse social, a partir de dois estudos de caso. O objetivo é mostrar os ...
  • Responsabilidade socioambiental em uma instituição de ensino superior: um estudo sobre a viabilidade de adoção das práticas de compras sustentáveis 

    Jacob, Antonio Aparecido (PUC-Campinas, 2019-12-16)
    A compra sustentável é uma importante ferramenta em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental e, no entanto, sua exploração é relativamente reduzida no Brasil, especialmente em Instituição de Ensino Superior ...

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback