Propulsão o design ao estilo “faça você mesmo” como modalidade de (des)construção coletiva de conhecimento científico
Author
Gurgel, Lívia Barbosa
Silva, Rafael Barbosa da
Advisor
Real, Victor Kraide CorteDate
07/12/2021Content Type
Trabalho de Conclusão de CursoPostgraduate Program
Não se aplicaAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa abordar o Design Digital como área de conhecimento teórica-prática propulsora da divulgação científica no país, levando-se em conta três estudos de caso
que demonstram a possibilidade da inter-relação das disciplinas — e que ainda há muito a ser feito
contra a veiculação digital de desinformação científica. O método científico é analisado e definido dentro
do panorama histórico-social que pretende localizar a investigação científica dentro do cenário nacional como elemento inerente ao avanço da sociedade atual, entendendo que a união social é capaz de
provocar profundas mudanças em todas as suas esferas — política, saúde, economia, qualidade de
vida etc. Assim, a construção de conhecimento coletivo é de grande utilidade nesse panorama, à medida que o aprendizado ativo e interativo promove a inovação e novas respostas aos desafio contemporâneos. Ao final da discussão do presente Trabalho, a proposta de quatro ações projetuais é descrita e apontada como mediação entre coletividade e colaboração humanas junto ao aprendizado do pensamento crítico por meio das ferramentas do Design.
Keywords
CiênciaDesign
Divulgação científica
Pensamento crítico
Educação midiática