• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Design Digital
  • TCC - Design Digital
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Design Digital
  • TCC - Design Digital
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Projeto Leia-se: acessibilidade dos livros ilustrados para pessoas com deficiência visual

Abrir arquivo
clc_designdigital_tcc_laurindo_da.pdf (5.732Mb)
Autor
Laurindo, Danilo Alessandro
Melo, Gabriel Dias de
Moreira, Gabriel Nani de Alvarenga
Orientador
Vasconcelos, André Luiz Olzon
Data de publicação
15/12/2021
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Devido à pouca demanda e ao alto custo de fabricação, o acesso à leitura tátil de livros no sistema Braille é muito precário no Brasil. Visto que a leitura, principalmente para pessoas com deficiência visual, é algo vital para alcançar conhecimento, cultura e informação é preciso garantir o acesso à literatura, mesmo que de formas alternativas. Com isso, o presente projeto tem como objetivo, através de ferramentas e métodos do design, proporcionar uma experiência de leitura multissensorial, a qual é possível o uso tanto de pessoas com qualquer tipo de deficiência visual ou não, e viabilizar o alcance da leitura de diferente formas como livros digitais e audiobooks facilitando o acesso à informação, cultura e conhecimento para pessoas com deficiência visual. Entendendo que inclusão no projeto não significa projetar para apenas um grupo, mas para que vários possam utilizar, o trabalho foi desenvolvido utilizando os 7 princípios do Design Universal, para que houvesse a inclusão de pessoas com deficiência visual, isto é, que não fosse um produto voltado apenas para este público, mas que as pessoas cegas pudessem utilizar também, assim como pessoas não cegas. Assim, o design digital serve de ferramenta e oferece métodos, os quais é possível atingir os objetivos e possibilitar a acessibilidade de pessoas cegas a mais conteúdos literários.
Palavras-chave
Acessibilidade
Design universal
Imersão
Inclusão
Multissensorialidade
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Design Digital

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião