Políticas públicas educacionais e agenda 2030 no município de Campinas
Alternative Title
Public educational policies and the 2030 agenda in the city of CampinasAuthor
Bittencourt, Carolina Manzini
Advisor
Mastrodi Neto, JosuéDate
13/12/2022Content Type
Dissertação de mestradoPostgraduate Program
DireitoAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
A presente dissertação analisa a inobservância da Agenda 2030 na educação
ambiental formal no Município de Campinas, tangenciando, brevemente, a educação
não-formal e constata a ausência de políticas públicas para a consecução do ODS 4,
meta 4.7 conforme a Resolução da Organização das Nações Unidas que prevê a
educação de qualidade voltada à sustentabilidade; na pesquisa utiliza-se como
metodologia o estudo de caso, analisando-se, para tanto, a Lei de Educação Ambiental
do Município de Campinas, bem como o Plano Municipal de Educação Ambiental e
suas revisões já formalizadas; há ainda a análise de receitas e repasses (pesquisa no
âmbito orçamentário e fiscal), bem como os pareceres do Tribunal de Contas do Estado
de São Paulo, sendo quase todos desfavoráveis às prestações de contas do citado ente
federativo a respeito da execução orçamentária no âmbito da educação ambiental; não
foi adotado um único doutrinador ou pesquisador específico para basear o presente
trabalho, vez que a temática envolve uma gama de diferentes áreas do conhecimento,
em evidente interdisciplinariedade; o corte temporal abrange os anos de 2015 a 2021
e o limite territorial é o município de Campinas. This dissertation analyzes non-observance of Agenda 2030 on formal environmental
education in the Municipality of Campinas, briefly touching on non-formal education and
notes the absence of public policies to achieve SDG 4, goal 4. 7 according to the United
Nations Resolution that provides quality education aimed at sustainability; the research
uses as methodology the case study, analyzing, therefore, the Environmental Education
Law of the City of Campinas, as well as the Municipal Plan of Environmental Education
and its revisions already formalized; there is also the analysis of revenues and transfers
(research on the budgetary and fiscal scope), as well as the opinions of the Court of
Audit of the State of São Paulo, almost all of them unfavorable to the rendering of
accounts of the federative entity; it was not adopted a single doctrine or specific
researcher to base this work, since the theme involves a range of different areas of
knowledge, in clear interdisciplinarity; The temporal cut covers the years 2015 to 2021
and the territorial limit is the city of Campinas.
Keywords
Políticas PúblicasDireitos Humanos
Educação Ambiental
Agenda 2030
Sustentabilidade
Meio Ambiente
Public Policies
Human Rights
Environmental Education
Sustainability
Environmental issues