Viaja mina: o design digital como ferramenta para auxiliar mulheres brasileiras viajando solo
Abrir arquivo
Título alternativo
Viaja mina: digital design as a tool to help Brazilian women traveling soloAutor
Crispim, Camila Diane Santos
Brito, Gabrielly Miranda De
Godoy, Giovanna Scarabeli De
Orientador
Sniker, Tomas GunerData de publicação
12/12/2023Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda os desafios enfrentados pelas mulheres
brasileiras ao realizarem viagens solo, superando as barreiras impostas ao longo dos séculos
pelo patriarcado, bem como suas próprias limitações, como falta de organização, ausência de
incentivo e a crença de que não podem realizar uma viagem sem companhia. Diante dessa problemática, este TCC busca analisar, desde uma perspectiva histórica até o momento atual, os estigmas e dificuldades enfrentados por mulheres ao viajarem sozinhas ou considerarem essa possibilidade. Nesse contexto, o Design Digital é aplicado com o objetivo de desenvolver soluções que auxiliem mais mulheres a viajarem sozinhas. Para alcançar tais soluções, foram conduzidas pesquisas teóricas referenciadas em diversos autores, seguindo as etapas da metodologia do Design Thinking. O trabalho relata todo o processo de criação da marca “Viaja Mina”, incluindo a definição das ações projetuais e o desenvolvimento de uma delas. O intuito é proporcionar às mulheres brasileiras uma sensação de segurança, oferecendo uma rede de apoio, acesso a dicas e a possibilidade de planejamento centralizado. Com essas ações, busca-se uma solução parcial para as dificuldades enfrentadas, visando melhorar a experiência das mulheres que viajam ou desejam viajar sozinhas. This Course Completion Work talks about the challenges faced by Brazilian women when traveling solo, overcoming the barriers imposed over the centuries by patriarchy, as well as their own limitations, such as lack of organization, lack of encouragement and the belief that they cannot travel without company. Faced with this problem, this thesis seeks to analyze, from a historical perspective to the current moment, the stigmas and difficulties faced by women when traveling alone or considering this possibility. In this context, Digital Design is applied with the aim of developing solutions that help more women travel alone. To achieve such solutions, theoretical research referenced by several authors was conducted, following the steps of the Design Thinking methodology. The work reports the entire process of creating the “Viaja Mina” brand, including the definition of design actions and the development of one of them. The aim is to provide Brazilian women with a sense of security, offering a support network, access to tips and the possibility of centralized planning. With these actions, we seek a partial solution to the difficulties faced, aiming to improve the experience of women who travel or wish to travel alone.
Palavras-chave
Mulheres BrasileirasViagens Solo
Design Digital
Planejamento
Segurança
Brazilian Women
Solo Travel
Digital Design
Planning
Security