Thallus - Elementos imersivos audiovisuais como potencializadores da narrativa em jogos indies de baixo orçamento
Alternative Title
Thallus - Immersive audiovisual elements as narrative enhancers in low-budget indie gamesAuthor
Faria, Beatriz Merz Garcia Vilela de
Rios, João Pedro da Silva Moreira Romero
Peterlevitz, Luan Martins
Martins, Tiago de Oliveira
Bizinotto, Yago Carvalho
Advisor
Sniker, Tomas GunerDate
15/12/2023Content Type
Trabalho de Conclusão de CursoPostgraduate Program
Não se aplicaAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Este estudo explora o papel dos elementos imersivos audiovisuais como impulsionadores da narrativa em jogos indies de baixo orçamento. Sendo assim, o objetivo é formular boas práticas para desenvolvedores, oferecendo diretrizes claras para aprimorar a imersão e a narrativa com storytelling e elementos do Design Digital. A pesquisa analisa as características distintivas dos videogames indies de baixo orçamento, considerando suas limitações financeiras. Assim, boas práticas são derivadas de análises teóricas e práticas de jogos, juntamente de conhecimentos e metodologias de Design, e o entendimento de imersão, visando orientar desenvolvedores na criação de videogames mais envolventes - mesmo com recursos limitados. Um jogo é desenvolvido como prova de conceito, servindo como estudo de caso para validar as diretrizes propostas. Este trabalho busca enriquecer o entendimento teórico sobre imersão em jogos, os resultados destacam a importância da atenção aos detalhes audiovisuais em sua concepção, podendo elevar a qualidade da narrativa em jogos indies, proporcionando melhores experiências aos jogadores. This study explores the role of immersive audiovisual elements as narrative drivers in low-budget indie games. The aim is to formulate a set of guidelines for developers, offering clear good practices to enhance immersion and storytelling using elements of Digital Design. The research analyzes the distinctive characteristics of low-budget indie video games, considering their financial limitations. Thus, these guidelines are derived from theoretical and practical game analyses, coupled with design knowledge and methodologies, alongside an understanding of immersion, aiming to guide developers in creating more engaging video games — despite limited resources. A game is developed as a proof of concept, serving as a case study to validate the proposed guidelines. This work seeks to enrich the theoretical understanding of immersion in games; the results underscore the importance of attention to audiovisual details in their conception, potentially elevating the quality of narrative in indie games, providing enhanced experiences for players.
Keywords
ImersãoVideogames
Indie
Narrativa
Design
Immersion
Games
Narrative