Lendas do Futebol: Reconstrução da Identidade da Seleção Brasileira
Alternative Title
Football Legends: Reconstruction of the Brazilian National Team’s IdentityAuthor
Advisor
Sniker, Tomas GunerDate
16/12/2022Content Type
Trabalho de Conclusão de CursoPostgraduate Program
Não se aplicaAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Foi notado que o interesse do brasileiro sobre o futebol vem caindo nas últimas décadas, coincidentemente depois que o país conquistou seu último título na Copa do Mundo da Fifa em 2002. O projeto em questão se inicia com uma pesquisa por dados para comprovar esta queda de interesse, mostrando fatores que contribuem para influenciar essa questão, como a ascensão de outros interesses vindo com o avanço da tecnologia que acabam sendo mais atrativas para as novas gerações, junto com apropriações de um grande ícone do futebol que é a camisa da seleção por partidos políticos extremistas. Buscando resgatar a história do país no esporte que, apesar das raízes inglesas, carrega o sangue brasileiro, e mostrando que o futebol foi a maneira com que muitos atletas cresceram na vida, por ter diversos futebolistas que ganharam a vida com o esporte e se tornaram exemplo para vários jovens no passado que queriam se tornar relevante e melhorar na vida fazendo um esporte que ama. Foi elaborado então essa ação projetual voltadas ao Design Digital, seguindo as metodologias de Design Thinking e voltada para a experiência do usuário da metodologia de Garrett, com objetivo de retomar o interesse principalmente dos jovens, com foco em menores de vinte anos, pelo futebol e a seleção brasileira. Um aplicativo que traz informar e divertir os usuários em um jogo prático e competitivo que faz com que estes usuários conheçam a história do futebol no Brasil e criem times misturando as diferentes lendas nacionais do esporte e com isso retomando o interesse pela seleção Brasileira.
It has been noticed that Brazilians’ interest in soccer has been decreasing over the last decades, coincidentally after the country won its last Fifa World Cup title in 2002. The project in question begins with a research for data to prove this fall in interest, showing factors that contribute to influence this issue, such as the rise of other interests that come with the advancement of technology that end up being more attractive to new generations, along with appropriations of a great icon in soccer that is the national team jersey by extremists political parties. Seeking to rescue the country’s history in the sport that, despite its English roots, carries the Brazilian blood, and showing that soccer was the way which many athletes grew up in life, by having several soccer players who made their lives with the sport and became an example for young people in the past that wanted to become relevant and improve in life doing with the sport they love. We then elaborated this project action focused on Digital Design, following the methodologies of Design Thinking and focused on the user experience of Garrett’s methodology, with the objective of taking back the interest, especially among young people, with a focus on those under twenty, for soccer and the Brazilian national team. It is an application that brings information and entertains users in a practical and competitive game that makes these users know the history of soccer in Brazil and create teams mixing the different national legends of the sport, and with this regaining interest for the Brazilian national team.
Keywords
Design DigitalFutebol
Seleção Brasileira
História
Jogo de Cartas
Soccer
Brazilian National Team
History
Card Games