Show simple item record

dc.contributor.advisorReal, Victor Kraide Corte
dc.contributor.authorCortes, Luana Pereira
dc.contributor.authorMoço, Lucas José
dc.contributor.authorSinotti, Milena
dc.date.accessioned2024-01-12T17:35:49Z
dc.date.available2024-01-12T17:35:49Z
dc.date.issued2022-12-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17104
dc.description.abstractA partir das pesquisas referenciais e dos fundamentos teórico-metodológicos do Design, o presente Trabalho de Conclusão de Curso toma como ponto de partida o crescimento do mercado de jogos eletrônicos e a disseminação de jogos independentes como concorrentes dos jogos denominados “mainstreams”. Após realização de estudos de casos sobre jogos indies, constatamos que existem diversas etapas, burocracias e, principalmente, falta de visibilidade durante o desenvolvimento, assim impedindo muitas vezes que um jogo independente seja viabilizado ou que os desenvolvedores tenham total controle e monetização sobre o produto. Dessa forma, o projeto DOP propõe o desenvolvimento de uma plataforma digital para computador, utilizando-se dos princípios de Design de Interface e de Experiência do Usuário, para atingir o objetivo geral de unir os processos de desenvolvimento, como os de financiamento, publicação, distribuição e divulgação de um jogo indie, além dos três objetivos específicos, com o intuito de possibilitar a realização de um projeto de forma independente, gerar visibilidade para o setor de jogos indies e criar uma comunidade engajada com os projetos.pt_BR
dc.description.abstractBased on the referential researches and theoretical and methodological foundations of Design, this Course Conclusion Work takes as a starting point the growth of the electronic games market and the dissemination of independent games as competitors of the so-called “mainstream” games. After conducting case studies on indie games, we found that there are several steps, bureau cracies and, mainly, lack of visibility during development, thus often preventing an independent game to be viable or that developers have full control and monetization over the product. Thus, the DOP project proposes the development of a digital computer platform, using the principles of Interface Design and User Experience Design to achieve the general goal of uniting the development processes, such as funding, publishing, distribution, and promotion of an indie game, as well as the three specific goals, in order to make it possible to carry out a project independently, to generate visibility for the indie games sector, and to create a community engaged with the projects.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectJogo Indiespt_BR
dc.subjectVisibilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento de jogospt_BR
dc.subjectDouble Diamondpt_BR
dc.subjectIndie Gamept_BR
dc.subjectVisibilitypt_BR
dc.subjectGame Developmentpt_BR
dc.titleDOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indiespt_BR
dc.title.alternativeDOP - design as a tool for the indie games marketpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattesNDpt_BR
dc.identifier.lattesNDpt_BR
dc.identifier.lattesNDpt_BR
puc.advisorLattes1759576881468896pt_BR
puc.refereeKielwagen, Paulo Henrique Nascimento
puc.refereeMozetto, Victor Luis
puc.refereeLattes7969089548094699pt_BR
puc.refereeLattes9007266169459462pt_BR
puc.centerEscola de Arquitetura, Artes e Designpt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramDesign Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record