Cartilha motivadora para educação vocal infantil: proposta com base em revisão de literatura
Alternative Title
Motivating booklet for children's vocal education: proposal based on a literature reviewAuthor
Advisor
Oliveira, Iára Bittante deDate
21/11/2022Content Type
Trabalho de Conclusão de CursoPostgraduate Program
Não se aplicaAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Os hábitos vocais deletérios podem levar a quadros de disfonia, a qual pode ser definida como dificuldade na produção da voz, o que pode impactar de forma negativa na vida social e emocional da criança. O fonoaudiólogo é um profissional qualificado e importante para atuar no tratamento da disfonia infantil. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura voltada aos hábitos vocais deletérios infantis e a partir da análise do conteúdo selecionado elaborar uma cartilha informativa relacionada à saúde da voz da criança. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionados cinco artigos publicados nas bases de dados Lilacs e Scielo, que estudam os hábitos vocais deletérios associando-os aos quadros de disfonia infantil. A partir da identificação dos hábitos de maior ocorrência nas crianças disfônicas foi elaborada uma cartilha visando esclarecer às crianças não só as consequências de tais hábitos como propostas de substituição destes por comportamentos saudáveis à voz. O software utilizado para construção e design criativo da cartilha foi o Canva e as ilustrações criadas no photoshop. A partir dos resultados foi possível observar que os hábitos vocais mais apontados pelos estudos foram gritar, falar alto esforço para falar, imitar vozes, falar sem descansar, falar rápido, pigarrear e choro com esforço. As alterações de qualidade vocal mais encontradas foram rugosidade, soprosidade e tensão. A faixa etária predominante para disfonia detectada nos estudos foi entre seis e doze anos de idade, predomínio do sexo masculino. Com base nesses dados foi elaborada uma cartilha visando à conscientização da criança sobre hábitos vocais deletérios, bem como apresenta uma proposta lúdica para motivá-la assumir formas de controle de comportamentos vocais que visem à saúde da sua voz.
Deleterious vocal habits can lead to dysphonia, which can be defined as difficulty in voice production, which can negatively impact the child's social and emotional life. The speech therapist is a qualified and important professional to act in the treatment of childhood dysphonia. This work aims to conduct a literature review focused on children's deleterious vocal habits and from the analysis of the selected content to elaborate an informative booklet related to the health of the child's voice. For the development of the methodology, five articles published in lilacs and scielo databases were selected, which study deleterious vocal habits associating them with children's dysphonia. From the identification of the habits of greater in dysphonic children, a booklet was elaborated to clarify to children not only the consequences of such habits but also proposals to replace them with healthy behaviors to the voice. The software used for construction and creative design of the booklet was Canva and the illustrations created in photoshop. From the results it was possible to observe that the vocal habits most pointed out by the studies were screaming, speaking loud effort to speak, imitating voices, speaking without resting, talking fast, pigarrear and crying with effort. The most common vocal quality alterations were roughness, breathand tension. The predominant age group for dysphonia detected in the studies was between six and twelve years of age, predominance of males. Based on these data, a booklet was elaborated to raise the child's awareness of deleterious vocal habits, as well as present a playful proposal to motivate them to assume ways of controlling vocal behaviors aimed at the health of his voice.
Keywords
CriançaDisfonia
Voz
Promoção da Saúde
Distúrbios da voz
Saúde da criança
Child
Dysphonia
Voice
Health Promotion
Voice Disorders
Child Health