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dc.contributor.advisorTassoni, Elvira Cristina Martins
dc.contributor.authorStegmann, Christianne Barbosa
dc.date.accessioned2024-04-19T17:57:57Z
dc.date.available2024-04-19T17:57:57Z
dc.date.issued2024-02-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17268
dc.description.abstractO conceito de professoralidade docente se debruça sobre a constituição do sujeito-professor. Movimentos de particularização e individuação da docência se entrelaçam ao longo da vida profissional do docente, em uma relação dialética de reprodução e de criação que marca o sujeito e sua prática. O movimento de particularização está relacionado aos processos de repetição/reprodução da atividade docente e mais atrelado ao cotidiano do fazer docente. Por outro lado, o de individuação relaciona-se à suspensão da cotidianidade e à elaboração/ressignificação das práticas docentes. Quebras no cotidiano possibilitam dinâmicas distintas nesses movimentos e trazem desdobramentos na constituição docente. No entendimento de que a pandemia de covid-19 se apresentou como um desses momentos, esta pesquisa teve por objetivo compreender os desdobramentos da pandemia de covid-19 no que diz respeito à constituição do docente da educação superior à luz do conceito de professoralidade. Está inserida na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, trazendo contribuições para o grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. A fim de atingir os objetivos propostos, lançou-se mão de entrevistas narrativas com quatro docentes da área de formação de professores, de diferentes contextos educacionais e que atravessaram o período pandêmico no exercício da função. Optou-se pelo método documentário para análise das entrevistas narrativas, que torna possível identificar os quadros de orientação nos quais os sujeitos apoiam suas ações e as decisões sobre essas ações. A pesquisa apontou dois tipos de significação de docência, cada um com dois subtipos: docência como relação (relacional intrapessoal e relacional interpessoal) e docência como instrução (instrucional transformador e instrucional adaptativo). Diferentes quadros de orientação levaram a diferentes abordagens de enfrentamento e impactos distintos sobre a tessitura da professoralidade. Segundo os participantes e independentemente do quadro de orientação ao qual pertenciam, eles foram confrontados com aspectos da docência que, de outro modo, sem o advento da pandemia, dificilmente seriam explicitados, levando à produção de novos saberes e de autoconhecimento fundamentais à prática docente na educação superior. Os resultados da pesquisa apontam ainda para a necessidade de programas de formação continuada em serviço para docentes do ensino superior, em especial no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, mas dentro de uma perspectiva de empoderamento e de valorização do professor, viabilizando uma construção autoral do trabalho docente que os permita enfrentar os desafios impostos pela contemporaneidade. Tais propostas devem, ainda, levar em consideração a subjetividade de cada professor, suas necessidades e os quadros de orientação que os levam a significar a docência de modos distintos e singulares.pt_BR
dc.description.abstractThe concept of teaching professorship focuses on the constitution of the subject-teacher. Movements of particularization and individuation of teaching are intertwined throughout the teacher's professional life, in a dialectical relationship of reproduction and creation that marks the subject and his practice. The particularization movement is related to the processes of repetition/reproduction of teaching activity and more linked to the daily teaching practice. On the other hand, individuation is related to the suspension of everyday life and the elaboration/resignification of teaching practices. Breaks in daily life enable different dynamics in these movements and bring developments in the teaching constitution. Understanding that the covid-19 pandemic presented itself as one of these moments, this research aimed to understand the consequences of the covid-19 pandemic with regard to the constitution of higher education teachers in light of the concept of professorship. It is part of the Teacher Training and Pedagogical Practices research line, bringing contributions to the Teaching Training and Work research group. In order to achieve the proposed objectives, narrative interviews were used with teachers in the area of teacher training, from different educational contexts and who went through the pandemic period in the exercise of their role. We chose the documentary method to analyze the narrative interviews, which makes it possible to identify the orientation frameworks in which the subjects support their actions and the decisions about these actions. The research identified two types of meaning of teaching, each with two subtypes: teaching as a relationship (intrapersonal relational and interpersonal relational) and teaching as instruction (transformative instructional and adaptive instructional). Different orientation frameworks led to different coping approaches and different impacts on the fabric of teaching. According to the participants, and regardless of the orientation framework to which they belonged, they were confronted with aspects of teaching that, otherwise, without the advent of the pandemic, would have been difficult to explain, leading to the production of new knowledge and self-knowledge fundamental to teaching practice in college education. The research results also point to the need for continuing in-service training programs for higher education teachers, especially with regard to the use of digital information and communication technologies, but within a perspective of empowerment and appreciation of the teacher, enabling an authorial construction of teaching work that allows them to face the challenges imposed by contemporary times. Such proposals must also take into account the subjectivity of each teacher, their needs and the guidance frameworks that lead them to mean teaching in distinct and unique ways.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDocência na educação superiorpt_BR
dc.subjectProfessoralidadept_BR
dc.subjectMétodo documentáriopt_BR
dc.subjectEntrevista narrativapt_BR
dc.subjectTeaching in higher educationpt_BR
dc.subjectProfessorshippt_BR
dc.subjectDocumentary methodpt_BR
dc.subjectNarrative interviewpt_BR
dc.titleA emergência Covid-19 e os docentes da educação superior: a professoralidade em questãopt_BR
dc.title.alternativeThe Covid-19 emergency and higher education teachers: the teaching profession in questionpt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes5876557673824766pt_BR
puc.advisorLattes7025380679558216pt_BR
puc.refereeVitorino, Artur José Renda
puc.refereePowaczuk, Ana Carla Hollweg
puc.refereePolydoro, Soely Aparecida Jorge
puc.refereeLattes3811004108670430pt_BR
puc.refereeLattes7081978206926650pt_BR
puc.refereeLattes8105521364580002pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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