Tilted arc e o pórtico da praça do patriarca: forma, espaço público e lugar
Abrir arquivo
Título alternativo
Tilted arc and the portico of the patriarch's square: form, public space and placeAutor
Farkas, Henry
Orientador
Ferreira, Jane VictalData de publicação
22/02/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Arquitetura e UrbanismoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa investiga duas intervenções sobre espaços públicos ocorridas a partir da 
década de 1980, época marcada pela crítica ao pós-moderno e o início da noção de 
contemporaneidade. Para tal, foram investigados e comparados dois estudos de caso 
que assumiram caráter controverso: do norte americano Richard Serra, Tilted Arc foi 
implantada no Federal Plaza em Nova Iorque causando polêmica devido ao caráter 
monumental e sua implantação invasiva, sendo finalmente removida em 1989; como 
contraponto, analisa-se a intervenção de 1992 na Praça do Patriarca em São Paulo, 
com projeto elaborado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, com partido que 
destaca pelo firme desacordo com a estética do contexto urbano, principalmente no 
que se refere ao valor histórico do lugar. A investigação baseia-se em documentação 
jornalística, análise de contexto urbano e referências bibliográficas. O objetivo foi 
traçar semelhanças pontuais nas obras e buscar entender como significados 
preexistentes são mobilizados no repertório coletivo quando ocorrem divergências que 
alteram a forma do espaço urbano dotados de coesão social e memória. The research investigates two interventions in public spaces that took place from the 
1980s, a period marked by criticism of the postmodern and the beginning of the notion 
of contemporaneity. For this purpose, two controversial case studies were investigated 
and compared: the American Richard Serra's Tilted Arc, installed in Federal Plaza in 
New York, caused controversy due to its monumental character and invasive 
implementation, ultimately being removed in 1989; as a counterpoint, the 1992 
intervention in Patriarca’s Square in São Paulo is analyzed, with a project by architect 
Paulo Mendes da Rocha, characterized by a strong disagreement with the aesthetics 
of the urban context, especially regarding the historical value of the site. The 
investigation is based on journalistic documentation, analysis of the urban context, and 
bibliographic references. The objective was to identify specific similarities in the works 
and to understand how pre-existing meanings are mobilized in the collective repertoire 
when divergences occur that alter the form of urban spaces endowed with social 
cohesion and memory. 
Palavras-chave
Arte PúblicaEspaço e Lugar
Intervenção urbana
Richard Serra
Paulo Mendes da Rocha
Public Art
Space and Place
Urban Intervention
