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Inovação: a invenção do livro digital como um processo de destruição criativa dentro do panorama editorial.

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econ_economia_monografia_Enzo Enrico Gaio de Carvalho.pdf (1.780Mb)
Author
Carvalho, Enzo Enrico Gaio de
Advisor
Silva Filho, Cândido Ferreira Da
Date
04/12/2023
Content Type
Trabalho de Conclusão de Curso
Postgraduate Program
Não se aplica
Access rights
Acesso aberto
Metadata
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Abstract
Estudar as transformações do livro e da leitura também é estudar a própria história da humanidade – estudar a evolução das maneiras de se pensar, de se escrever, de se difundir conhecimento, de produzir e de existir. Portanto, visto a nova onda de inovações tecnológicas que varrem o mundo atual e que atingiram fortemente a maneira que se lê, é necessária uma reavaliação da maneira pela qual os livros são produzidos, distribuídos e publicados. Assim, o presente trabalho visa discorrer sobre a evolução do mercado editorial com o advento de novas tecnologias que possibilitaram maneiras digitais de publicação. Por meio de um estudo do mercado editorial brasileiro e global, busca-se compreender como a criação dos livros digitais impactou e impactará o mercado literário e a existência dos livros físicos. Para além da discussão de se os livros físicos deixarão de existir no futuro próximo, este trabalho busca refletir sobre o impacto do modelo de publicação digital na própria estrutura de um dos mercados mais estabelecidos no mundo – o mercado editorial.
 
To study the transformations of books and reading is also to study the history of humanity itself – study the evolution of ways of thinking, writing, disseminating knowledge, producing and existing. Therefore, given the new wave of technological innovations that are sweeping the world today and that have strongly affected the way we read, it is necessary to reevaluate the way in which books are produced, distributed and published. Therefore, this work aims to discuss the evolution of the publishing market with the advent of new technologies that have enabled digital forms of publishing. Through a study of the Brazilian and the global publishing market, this work seeks to understand how the creation of digital books has impacted and will impact the literary market and the existence of physical books. In addition to discussing whether physical books will cease to exist in the near future, this work seeks to reflect on the impact of the digital publishing model on the very structure of one of the most established markets in the world – the publishing market.
 
Keywords
Livro digital
Ebook
Mercado editorial
Indústria editorial
Livro físico
Digital book
Ebook
Editorial Market
Publishing industry
Fisical book
Language
Portuguese
Collections
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