• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A função pedagógica do melodrama na telenovela infantojuvenil brasileira: análise poética do abandono de incapaz em Chiquititas

Abrir arquivo
elc_ppglimiar_artigo_hergesel_jplm (3)_JOAO HERGESEL.pdf (650.9Kb)
elc_ppglimiar_artigo_hergesel_jplm (4)_JOAO HERGESEL.pdf (3.347Mb)
Título alternativo
The pedagogical function of melodrama in the Brazilian children’s and youth telenovela: poetic analysis of the abandonment of the incapable in Chiquititas
Autor
Hergesel, João Paulo
Data de publicação
01/05/2022
Tipo de conteúdo
Artigo
Programa de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e Arte
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
A função pedagógica é inerente ao melodrama, que, por sua vez, é a espinha dorsal da telenovela brasileira – constatação que se torna ainda mais evidente nas telenovelas infantojuvenis. O objetivo deste artigo foi compreender, com base nos estudos de telepoética, como o abandono de incapaz é tratado em Chiquititas (SBT), explorando as percepções da relação entre mídia e educação. A metodologia priorizou, em primeiro momento, a pesquisa bibliográfica e de revisão teórica, para, em seguida, adentrar na análise narrativa e estilística do objeto. Os resultados principais sugerem que, se tratando do contexto de produção, houve um movimento da mídia em contextualizar condicionamentos socioculturais que, a partir da leitura crítica dos fenômenos, pode constituir um processo educativo-libertador.
 
The pedagogical function is inherent to melodrama, which, in turn, is the backbone of Brazilian telenovelas – a finding that becomes even more evident in children’s and youth telenovelas. The objective of this article was to understand, based on telepoetic studies, how the abandonment of incapable is treated in Chiquititas (SBT), exploring perceptions of the relationship between media and education. The methodology prioritized, at first, the bibliographic research and theoretical review, to then enter the narrative and stylistic analysis of the object. The main results suggest that, when it comes to the context of production, there was a movement of the media to contextualize sociocultural conditioning that, from the critical reading of the phenomena, can constitute an educational-liberating process.
 
Palavras-chave
Estudos de televisão
Ficção seriada
Telenovela infantojuvenil
Melodrama
Telepoética
Television studies
Serial fiction
Children’s and youth telenovela
Melodrama
Telepoetics
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião