• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Dissertações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências da Vida
  • Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Dissertações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Psicologia na escola e ideação suicida: possibilidades de ação

View/Open
ccv_ppgpsico_dissertacao_freitas_dd.pdf (898.8Kb)
Author
Freitas, Daniela Delmando de
Advisor
Guzzo, Raquela Souza Lobo
Date
24/09/2024
Content Type
Dissertação de mestrado
Postgraduate Program
Psicologia
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract

O presente estudo visou compreender as possibilidades de ação da psicologia na escola diante da ideação suicida em estudantes do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com desenho de estudo de um caso e análise documental. Foi selecionado o caso de uma estudante que apresentou a ideação suicida em seu discurso para o Estudo de Caso. As informações foram obtidas a partir de documentos como o Primeiro Contato, Relatório de Acompanhamento do desenvolvimento da criança, Mapeamento para conhecer as dimensões da vida cotidiana, e Diários de Campo da pesquisadora provenientes das ações realizadas com a estudante. Diante dos dados colhidos, a interpretação foi feita a partir do modelo construtivo-interpretativo de González-Rey, perante as seguintes etapas: (1) organização dos materiais e informações; (2) leitura minuciosa dos documentos para levantamento das informações; (3) codificação das frases ou palavras destacadas; (4) categorização dos códigos por semelhança; (5) análise das categorias por meio do software Atlas.ti., para gerar indicadores de risco associados à ideação suicida; (6) análise das ações realizadas pela profissional de psicologia. Foram identificadas doze categorias de sentido e dezesseis coocorrências. As que mais chamaram a atenção foram: I) “Consciência do Processo” e “Rede de Apoio”; II) “Contexto Vulnerabilizado” e “Uso abusivo de drogas;” III) “Contexto Vulnerabilizado” e “Dinâmica Familiar”; IV) “Preocupação com o outro” e “Rede de apoio”. Considerando os resultados discutidos, é fundamental que o psicólogo escolar adote uma perspectiva psicossocial para compreender as realidades dos estudantes, bem como as violências e violações de direitos que a criança está manifestando. Conclui-se que, com base no caso estudado, é possível desenvolver ações de prevenção ao suicídio em nível amplo, a partir de uma psicologia escolar crítica. Este estudo foi apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil (CNPq).

 

This study aimed to explore the potential roles of school psychology in addressing suicidal ideation among elementary school students. It is qualitative research employing a case study design and documentary analysis. The case of a student who exhibited suicidal ideation in her discourse was selected for this case study. Information was collected from documents including the Initial Contact, the Child Development Monitoring Report, the Mapping of Daily Life Dimensions, and the Researcher’s Field Diaries, which documented actions undertaken with the student. Data interpretation was carried out using González-Rey’s constructive-interpretative model, encompassing the following steps: (1) organization of materials and information; (2) meticulous review of documents to extract information; (3) coding of highlighted phrases or words; (4) categorization of codes by similarity; (5) analysis of categories using Atlas.ti software to generate risk indicators associated with suicidal ideation; and (6) evaluation of the actions performed by the psychologist. Twelve categories of meaning and sixteen co-occurrences were identified. Noteworthy categories included: I) “Process Awareness” and “Support Network”; II) “Vulnerable Context” and “Substance Abuse”; III) “Vulnerable Context” and “Family Dynamics”; IV) “Concern for Others” and “Support Network”. Based on the results, it is essential for school psychologists to adopt a psychosocial perspective to understand students’ realities, including the violence and rights violations they may be experiencing. It is concluded that, based on the case studied, broadbased suicide prevention strategies can be developed from a critical school psychology perspective. This study was funded by the National Council for Scientific and Technological Development – Brazil (CNPq).

 
Keywords
Desenvolvimento Integral
Ideação suicida na escola
Psicologia Escolar
Integral Development
Suicidal Ideation at school
School Psychology
Language
Portuguese
Sponsor
Não recebi financiamento
Collections
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback