A construção da personagem infantil no conto negrinha, de Monteiro Lobato
Alternative Title
The construction of the children's character in the short story negrinha, by Monteiro LobatoLa construcción del personaje infantil en el cuento negrinha, de Monteiro LobatoAuthor
Moraes, Isabela Aparecida Zambuzi de
Hergesel, João Paulo Lopes de Meira
Date
//2021Content Type
ArtigoPostgraduate Program
Linguagens, Mídia e ArteAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Este artigo buscou compreender os processos de construção da personagem infantil Negrinha na obra
homônima de Monteiro Lobato. Para isso, realizou-se uma análise narrativa e estilística pautada nos estudos de
Todorov (2011), Candido (2014), Martins (2012), Henriques (2018), entre outros. O estudo mostrou-se relevante:
socialmente, por retratar, por meio da Literatura Brasileira, as reflexões sobre a infância negra e o racismo na
realidade nacional; cientificamente, por esse tipo de análise, mesclando narrativa e estilo, contribuir para os estudos
sobre a perspectiva infantil; e interdisciplinarmente, por adentrar o subjetivismo do imaginário infantil a partir da
arte literária composta, hipoteticamente, pela objetividade do adulto. This article sought to understand the construction processes of the child character Negrinha in the
homonymous work by Monteiro Lobato. For this, a narrative and stylistic analysis was performed based on studies
by Todorov (2011), Candido (2014), Martins (2012), Henriques (2018), among others. The study is relevant:
socially, because it portrays, through Brazilian Literature, the reflections on black childhood and racism in the
national reality; scientifically, through this type of analysis, mixing narrative and style, contribute to studies on
children's perspective; and interdisciplinary, for entering the subjectivism of the child's imagination from the
literary art composed, hypothetically, by the objectivity of the adult. Este artículo buscó comprender los procesos de construcción del personaje infantil Negrinha en la obra
de Lobato. Para ello, se realizó un análisis narrativo y estilístico basado en estudios de Todorov (2011), Candido
(2014), Martins (2012), Henriques (2018), entre otros. El estudio es relevante: socialmente, porque retrata, a través
de la literatura brasileña, las reflexiones sobre la infancia negra y el racismo en la realidad nacional;
científicamente, a través de este tipo de análisis, mezclando narrativa y estilo, contribuir a los estudios sobre la
perspectiva de los niños; e interdisciplinar, por adentrarse en el subjetivismo de la imaginación infantil desde la
objetividad del adulto.
Keywords
Estudos literáriosPersonagens infantis
Narrativa
Estilística
Monteiro Lobato
Literary studies
Children's characters
Narrative
Stylistics
Estudios literarios
Personajes infantiles