• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Corpo em movimento: narrativas de uma professora de educação física e o desenvolvimento da consciência corporal no ensino fundamental

View/Open
cchsa_ppgedu_dissertação_camelo_lnbv.pdf (1.219Mb)
Author
Camelo, Luana Nunes Borges Viana
Advisor
Lopes, Celi Aparecida Espasandin
Date
03/12/2024
Content Type
Dissertação de mestrado
Postgraduate Program
Educação
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract

Trata-se de natureza qualitativa na perspectiva de uma pesquisa (auto)biográfica, em que se considerou as narrativas de uma professora de Educação Física do 1º ano do Ensino Fundamental a fim de analisar como seu trabalho docente impacta o desenvolvimento da consciência corporal de seus alunos. Para tanto, buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: quais práticas docentes, para alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, são narradas por uma professora de Educação Física? Para isso, definimos como objetivo identificar e analisar a prática docente de uma professora de Educação Física ao ministrar aulas para o 1º ano do Ensino Fundamental e estar inserida em um espaço de formação contínua. E, também, os seguintes objetivos específicos: 1. Discutir o processo formativo e cotidiano do trabalho docente, especificamente relacionado à Educação Física escolar; 2. Investigar a definição e as formas de aplicação e desenvolvimento da consciência corporal nos primeiros anos do Ensino Fundamental; 3. Compreender, por meio das narrativas, aspectos relativos ao trabalho docente e às atividades pedagógicas da professora de Educação Física, bem como se as atividades propostas para as crianças promoveram a consciência corporal; 4. Analisar se a participação da professora nos encontros formativos, com foco na educação interdisciplinar, favoreceu a ampliação do seu conhecimento profissional. Os resultados evidenciam que: 1. A Educação Física, quando orientada pedagogicamente, pode ser uma ferramenta poderosa para desenvolver a consciência corporal nas crianças, o que contribui para o autoconhecimento e aprimoramento de habilidades motoras. 2. Os professores de Educação Física enfrentam dilemas e desafios estruturais e materiais, o que impacta a qualidade das aulas e a criatividade das práticas pedagógicas. 3. A interdisciplinaridade enriquece o ensino e facilita a compreensão do corpo e do movimento. 4. A formação contínua e o trabalho colaborativo são fundamentais para que os professores consigam adaptar suas práticas e atender melhor às necessidades dos alunos. 5. A prática de atividades diversificadas, bem como a repetição dos movimentos, foram consideradas importantes para aprimorar a consciência corporal e a autoconfiança dos alunos, especialmente aqueles com mais dificuldades. Como conclusão, esta pesquisa destaca a importância da disciplina de Educação Física como esse para desenvolver a consciência corporal desde a infância, integrando aspectos motores, cognitivos e socioemocionais para promover o bem-estar integral. Defende também a formação contínua e a colaboração interdisciplinar entre os educadores na criação de práticas educativas que, além de estimular as crianças, valorizem a saúde física e mental ao longo da vida.

 

This is a qualitative study from the perspective of (auto)biographical research, which considered the narratives of a Physical Education teacher in the 1st year of Elementary School in order to analyze how her teaching work impacts the development of body awareness in her students. To this end, we sought to answer the following research problem: what teaching practices for 1st year Elementary School students are narrated by a Physical Education teacher? To this end, we defined as an objective to identify and analyze the teaching practice of a Physical Education teacher when teaching classes for the 1st year of Elementary School and being inserted in a space of continuous training. And, also, the following specific objectives: 1. To discuss the formative and daily process of teaching work, specifically related to Physical Education at school; 2. To investigate the definition and forms of application and development of body awareness in the first years of Elementary School; 3. To understand, through the narratives, aspects related to the teaching work and the pedagogical activities of the Physical Education teacher, as well as whether the activities proposed for the children promoted body awareness; 4. To analyze whether the teacher's participation in training sessions, focusing on interdisciplinary education, favored the expansion of her professional knowledge. The results show that: 1. Physical Education, when pedagogically guided, can be a powerful tool for developing body awareness in children, which contributes to self-knowledge and improvement of motor skills. 2. Physical Education teachers face structural and material dilemmas and challenges, which impact the quality of classes and the creativity of pedagogical practices. 3. Interdisciplinarity enriches teaching and facilitates understanding of the body and movement. 4. Continuous training and collaborative work are essential for teachers to be able to adapt their practices and better meet the needs of students. 5. The practice of diversified activities, as well as the repetition of movements, were considered important for improving body awareness and self-confidence of students, especially those with more difficulties. In conclusion, this research highlights the importance of Physical Education as a discipline to develop body awareness from childhood, integrating motor, cognitive and socio-emotional aspects to promote comprehensive well-being. It also advocates continuous training and interdisciplinary collaboration between educators in the creation of educational practices that, in addition to stimulating children, value physical and mental health throughout life.

 
Keywords
Trabalho docente
Consciência Corporal
Educação Física Escolar
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Teaching work
Body Awareness
School Physical Education
Elementary School
Language
Portuguese
Sponsor
Não recebi financiamento
Collections
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback