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Intervention through virtual physical exercise for various capabilities in elderly

Título alternativo
Intervenção através de exercício físico virtual para diversas capacidades em pessoas idosasIntervención mediante ejercicio físico virtual para diversas capacidades en ancianos
Autor
Sporkens-Magna, Thaís
Brandão, Alexandre Fonseca
Fernandes, Paula Teixeira
Data de publicação
//2024
Tipo de conteúdo
Artigo
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Objective: Compare the evolution of cognitive, physical, and psychological factors among older people, relating the practice of Conventional Physical Exercises with Virtual Reality. Methods: Individuals over 70 years of age of both sexes. Group 1 - Virtual Reality Exercise + Conventional Physical Exercise and Group 2 - Conventional Physical Exerci se. The intervention by Virtual Reality Exercise has the virtual stationary gait software Street View, and the intervention by Conventional Physical Exercise has stretching, relaxation and walking activities in 4 months of intervention in 24 participants. Results: We obtained in the Virtual Reality Exercise + Conventional Physical Exercise group improvement in executive function (p=0,001), in relation to technology (0,040), in life satisfaction (p=0.001), in physical capacity (p=0.001), while the quality-of-life variable showed no effect of the intervention (p=0,171). Conclusion: Thus, we show how Virtual Reality intervention helps improve older people’s physical functional and psychological performance.
 
Objetivo: Comparar a evolução dos fatores cognitivos, físicos e psicológicos em pessoas idosas, relacionando a prática de Exercícios Físicos Convencionais com a Realidade Virtual. Métodos: Indivíduos com mais de 70 anos, de ambos os sexos. Grupo 1 Exercício de Realidade Virtual + Exercício Físico Convencional e Grupo 2 Exercício Físico Convencional. Intervenção por Exercício de Realidade Virtual conta com o software de marcha estacionária virtual Street View e a intervenção por Exercício Físico Convencional conta com a caminhada convencional em 4 meses de intervenção em 24 participantes. Resultados: Obtivemos no grupo Exercício de Realidade Virtual + Exercício Físico Convencional melhora na função executiva (p=0,001), relação à tecnologia (0,040), satisfação com a vida (p=0,001), capacidade física (p=0,001), enquanto a variável qualidade de vida não apresentou efeito da intervenção (p=0,171). Conclusão: Assim, mostramos como a intervenção de Realidade Virtual ajuda a melhorar o desempenho físico, funcional e psicológico de idosos.
 
Realidad Virtual. Métodos: Individuos mayores de 70 años, ambos sexos. Grupo 1 Ejercicio de Realidad Virtual + Ejercicio Físico Convencional y Grupo 2 Ejercicio Físico Convencional. Intervención Ejercicio de Realidad Virtual se basa en el software de marcha estacionaria virtual Street View y la intervención Ejercicio Físico Convencional se basa en la marcha convencional en 4 meses de intervención en 24 participantes. Resultados: Obtuvimos en el grupo Ejercicio de Realidad Virtual + Ejercicio Físico Convencional mejoría en función ejecutiva (p=0,001), relación con la tecnología (0,040), satisfacción con la vida (p=0,001), capacidad física (p=0,001), mientras que la variable calidad de vida no mostró efecto de la intervención (p=0,171). Conclusión: Así, mostramos cómo la intervención de Realidad Virtual ayuda a mejorar el rendimiento físico, funcional y psicológico de en ancianos.
 
Linguagem
Inglês
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Número de Financiamento
2015/03695-5
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