Os doutorados profissionais em Educação física no contexto das universidades de classe mundial
Author
Lee, Rosemary Theodoro
Calderón, Adolfo Ignacio
Mendonça, Samuel
Date
//2022Content Type
ArtigoAccess rights
Acesso abertoMetadata
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No Brasil, seguindo tendência do mundo anglo-saxão, os doutorados profissionais começaram a ser implementados após marco legal de 2017, desafiando os diversos programas de pós-graduação do país. O objetivo deste estudo foi identificar se os Doutorados Profissionais em Educação Física são cursos comumente oferecidos pelas principais Universidades de Classe Mundial (UCM) e analisar as tendências desse tipo de doutorado nessas universidades. Tratou-se de um estudo de caráter exploratório, analítico-descritivo e comparativo que tomou como referência principal análise bibliográfica e de informações das páginas eletrônicas das universidades selecionadas. Para identificar as UCM, foi considerado o desempenho no Shanghai Ranking's - Global Ranking of Sport Science Schools and Departments (GRSSSD). Entre outras tendências, o estudo demonstrou que, embora seja comum a oferta nas principais universidades do mundo de Doutorados Profissionais em algumas áreas, como a Educação, o mesmo não acontece na área de Educação Física, sendo inusual sua existência entre as UCM, existindo diversas hipóteses explicativas.
Keywords
Doutorado profissionalEducação física
Rankings acadêmicos
Universidade de classe mundial