• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Qualidade da educação superior no Brasil: desempenho das universidades católicas à luz dos rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias estatais e do setor privado

Author
Wandercil, Marco
Calderón, Adolfo Ignacio
Ganga-Contreras, Francisco Aníbal
Date
//2019
Content Type
Artigo
Postgraduate Program
Educação
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
A qualidade educação superior é um conceito dinâmico que tem que se adaptar a um mundo em constantes mudanças. Este artigo tem como objetivo analisar as universidades católicas brasileiras com o intuito de estudar suas tendências em termos de qualidade institucional, a partir da sua performance em rankings acadêmicos, índices e listas classificatórias (Rankintacs) nacionais em níveis estatal e privado. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica-documental incluindo análise de indicadores de desempenho nos Rankintacs nacionais, incluindo análise qualitativa e quantitativas por meio de critérios estatísticos. Atualmente, o Brasil conta com 19 universidades confessionais católicas e seus desempenhos foram abordados a partir dos Rankings nacionais, elaborados pelo órgão regulador estatal (MEC/INEP) e os promovidos pelo setor privado, Ranking Universitário Folha (RUF) e Guia do Estudante. Embora tradicionalmente as universidades católicas sejam identificadas como instituições de elevada qualidade, ocupando lugares de destaque entre as melhores universidades do país, muitas delas a frente de grandes universidades públicas, os Rankintacs revelam, em termos de qualidade, grande diversidade e heterogeneidade, existindo renomadas universidades católicas com resultados não tão favoráveis, identificadas com fraco desempenho.
 
Quality higher education is a dynamic concept that has to adapt to a changing world. This article aims to analyze the Brazilian Catholic universities in order to study their trends in terms of institutional quality, from their performance in national academic rankings, indexes and rankings (Rankintacs) at state and private levels. To achieve the objective of this study, a bibliographic-documentary research including analysis of performance indicators in national Rankintacs, including qualitative and quantitative analysis through statistical criteria was performed. Currently, Brazil has 19 Catholic confessional universities and their performances were approached from the National Rankings, prepared by the state regulatory agency (MEC/INEP) and those promoted by the private sector, Folha University Ranking (RUF) and Student Guide. Although Catholic universities have traditionally been identified as high quality institutions, occupying prominent positions among the best universities in the country, many of them ahead of large public universities, Rankintacs reveal in terms of quality, great diversity and heterogeneity, with renowned universities. Catholic with not so favorable results, identified with poor performance.
 
Keywords
Ranking acadêmicos
Qualidade da educação
Universidades católicas
Academic ranking
Quality of education
Catholic universities
Language
Português
Collections
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback