Ensino de inglês na aviação brasileira: a emergência de um campo de conhecimento científico no Brasil (1990-2009)
Autor
Nazareth, Luciane Maris Urvaneja
Calderón, Adolfo Ignacio
Data de publicação
//2011Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Neste artigo abordamos a avaliação do ensino de língua estrangeira, buscando traçar o cha-mado estado da questão do ensino de língua inglesa voltada para a aviação, com ênfase na segurança de voo. Após uma discussão teórica sobre a avaliação no ensino e das principais abordagens do ensino das línguas estrangeiras, apresentamos as tendências em termos de pesquisas sobre a avaliação do ensino de inglês focada na área da aviação, resultante de um levantamento bibliográfi co entre os anos 1990 e 2009, sobre os estudos que fazem parte do Banco de Teses e Dissertações da Capes a respeito da ava-liação do ensino de inglês na área da aviação, mostrando a fragilidade existente nesta área de estudos, especifi camente no que tange aos aspectos da segurança de voo. This article deals with the assessment of foreign language teaching, aiming to trace the method in which the teaching of English focused on aviation functions, with emphasis on fl ight security. After a theoretical discussion of the evaluation of learning and the main approaches to teaching foreign languages, we present trends in research on the evaluation of English teaching focused on the area of aviation, resulting from a literature survey from1990 to 2009 of the studies that are part of the CAPES archive of academic theses and dissertations concerning the evaluation of English teaching in the area of aviation. Our research shows the weakness of this area of study, specifi cally concerning fl ight safety aspects.
Palavras-chave
Avaliação do ensinoAvaliação do currículo
Língua inglesa para aviação
Teaching assessmen
Curriculum evaluation
English language for aviation