Rankings acadêmicos na educação superior: mapeamento da sua expansão no espaço ibero-americano
Autor
Lourenço, Henrique da Silva
Calderón, Adolfo Ignacio
Data de publicação
//2015Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Neste  artigo  explora-se  o  universo  dos  rankings  acadêmicos  para  mapear  a  sua  expansão  no  espaço  ibero-americano,  tendo  como  foco  principal  os  rankings  promovidos  pelo  setor  privado,  principalmente  pelo  mercado editorial. Foi realizada pesquisa exploratória por meio de análises documentais e bibliográficas tomando como referência dados disseminados na Internet. A pesquisa revela a liderança assumida pela Espanha em termos de produção de rankings internacionais, com visível impacto regional, bem como a existência de três países latino-americanos  (Chile,  Brasil  e  México)  que  se  caracterizam  por  terem  em  suas  realidades  nacionais rankings acadêmicos com trajetória e tradição bem definidas. Academic ranking for mapping its expansion in Ibero-American space is discussed, focusing mainly  on  rankings  enhanced  by  the  private  sector,  particularly  the  publishing  market.  An  exploratory  research was conducted by documentary and bibliographic analyses on data disseminated on the Internet. The  research  reveals  the  lead  taken  by  Spain  in  terms  of  international  rankings  production,  with  visible  regional  impact,  coupled  to  three  Latin  American  countries  (Chile,  Brazil  and  Mexico)  with  well-defined  and established academic ranking foregrounded on their national realities. Keywords: university rankings, university, educational evaluation. 
Palavras-chave
Ranking universitárioUniversidade
Avaliação educacional
Avaliação educacional
University ranking
University
Educational evaluation
