The presence of sustainability pillars in social impact businesses
Autor
Oliveira, Ana Flávia de
Sugahara, Cibele Roberta
Ferreira, Denise Helena Lombardo
Mariosa, Duarcides Ferreira
Benedicto, Samuel Carvalho de
Falsarella, Orandi Mina
Data de publicação
//2024Tipo de conteúdo
ArtigoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O estudo em questão aborda os três pilares da sustentabilidade nos Negócios de Impacto Social, com o objetivo de avaliar as contribuições das dimensões econômica, social e ambiental para esse tipo de empreendimento. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa, descritiva e baseada em fontes bibliográficas e documentais. O resultado sugere que as três dimensões da sustentabilidade agregam valor aos Negócios de Impacto Social, uma vez que esses empreendimentos, mesmo funcionando de acordo com a lógica de mercado, contribuem para a melhoria da vida da população e do ambiente. Além disso, por meio dos produtos ou serviços que oferecem, realizam seu propósito socioambiental, atuando diretamente no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O estudo pretende contribuir para a solidificação dos Negócios de Impacto Social, servir como base para futuras pesquisas e agregar conhecimento a todos os interessados no tema The present study addressed aspects of the three pillars of sustainability in Social Impact Businesses, with the purpose of evaluating the contributions of the economic, social, and environmental dimensions to this type of enterprise, and thus meeting the objective of consolidating them in the market. To this end, it resorted to the methodological support of the qualitative, descriptive, and bibliographic and documentary approach. The result obtained with the study suggests that the three dimensions of sustainability add value to Social Impact Businesses, since these enterprises, even though they operate according to market logic, contribute to improving the lives of the population and the environment. Additionally, through the products or services they offer, they fulfill their socio-environmental purpose, directly acting in compliance with the Sustainable DevelopmentGoals. From this perspective, the study aims to contribute to the solidification of Social Impact Businesses, serve as a basis for future research, and add knowledge to all those interested in the discussion of the topic El presente estudio abordó aspectos de los tres pilares de la sustentabilidad en Empresas de Impacto Social, con el propósito de evaluar los aportes de las dimensiones económica, social y ambiental a este tipo de empresas, y así cumplir con el objetivo de consolidarlas en el mercado. Para ello, recurrió al apoyo metodológico del enfoque cualitativo, descriptivo, bibliográfico y documental. El resultado obtenido con el estudio sugiere que las tres dimensiones de la sustentabilidad agregan valor a los Negocios de Impacto Social, ya que estos emprendimientos, a pesar de que operan de acuerdo a la lógica de mercado, contribuyen a mejorar la vida de la población y el medio ambiente. Además, a través de los productos o servicios que ofrecen, cumplen con su propósito socioambiental, actuando directamente en cumplimiento de los Objetivos de Desarrollo Sostenible. Desde esta perspectiva, el estudio pretende contribuir a la solidificación de los Negocios de Impacto Social, servir de base para futuras investigaciones, y agregar conocimiento a todos aquellos interesados en la discusión del tema
Palavras-chave
Desenvolvimento sustentávelDimensões da sustentabilidade
Negócios de impacto social.
Sustainable development
Dimensions of sustainability
Social impact business
