• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Escolas da Rede PEA da UNESCO e suas Ações de Educação Ambiental: Estudo de caso na Região Metropolitana de Campinas/SP

Author
Sartori, Siliane Vanessa
Conti, Diego de Melo
Sugahara, Cibele Roberta
Benedicto, Samuel Carvalho De
Neiman, Zysman
Date
//2024
Content Type
Artigo
Metadata
Show full item record
Abstract

A crescente degradação ambiental que está ocorrendo em todo mundo é uma realidade bastante preocupante, afinal a sobrevivência da humanidade depende da conservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado,a fim de proteger a vida de todos. Dessa forma, opresente artigo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental de escolas da Rede de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Culturasituadas na Região Metropolitana de Campinas/SP, a fim de avaliar qual o alinhamento das práticas pedagógicas com a Resolução nº 2/2012,que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como aplicada e exploratória com abordagem qualitativa. Como procedimentos técnicos adota-seapesquisabibliográfica e documental, cujas fontes de dados estão em artigos científicos, livros e informações dispostas nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas.A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionário eletrônico, entre agosto e setembro de 2022, em três escolas participantes da Rede Escolas Associadas. Dentre os resultados da pesquisa, constatou-se que a maior parte dos participantes reconhece a importância da formação continuada,incluindo a Educação Ambiental. Diante dos resultados, observa-se que existe um alinhamento entre as ações previstas no Projeto Político Pedagógico e as práticas adotadas no que está preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental.

 

The increasing environmental deteriorationoccurring around the world is a very worrying reality, after all, the survival of humanity depends on the conservation of an ecologically balanced environment in order to protect everyone's lives. That way, this article aims to analyze the pedagogical practices of Environmental Education in schools of the Associated Schools Network of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization located at the Metropolitan Region of Campinas/SP, in order to assess the alignment of teaching practiceswith Resolution No. 2/2012 which establishes the National Curriculum Guidelines for Environmental Education. The research methodology is characterized as applied and exploratory with a qualitative approach. As technical procedures, it is a bibliographic and documental research, whose data sources are in scientific articles, books and information available in the schools' Political Pedagogical Projects. Data collection was conducted throughan electronic questionnaire between August and September 2022 with three schools participating in the Associated Schools Network. Results showsthat most of the participants recognize the importance of continuing education including Environmental Education. In view of the results it is observed that there is an alignment between the actions planned in the Political Pedagogical Project and the practices adopted in what is recommended in the National Curricular Guidelines for Environmental Education

 

Elcreciente deterioroambiental que se produce en todo el mundo es una realidad muy preocupante, al fin y al cabo, la supervivencia de la humanidad depende de la conservación de un entorno ecológicamente equilibrado,para proteger la vida de todos. De esa forma, este artículo pretende analizar las prácticas pedagógicas de la Educación Ambiental de escuelas de la Red de Escuelas Asociadas de la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura situadas en la Región Metropolitana de Campinas/SP, con el fin de evaluar lo que la alineación de las prácticas pedagógicas con la Resolución N º 2/2012,que establece las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Ambiental. La metodología de la investigación se caracteriza por ser aplicada y exploratoria con enfoque cualitativo. Losprocedimientos técnicos adoptados son lainvestigación bibliográfica y documental, cuyas fuentes de datos están en artículos científicos, libros e información disponible en los Proyectos Pedagógicos Políticos de las escuelas. La recogida de datos se llevó a cabo mediante la aplicación de un cuestionario electrónico, entre agosto y septiembre de 2022, en tres escuelas participantes en la Red de Escuelas Asociadas. Entre los resultados de la investigaciónse constató que la mayoría de los participantes reconocen la importancia de la formación continua, incluida la Educación Ambiental. A la vista de los resultados,se observa que existe una alineación entre las acciones planteadas en el Proyecto Político Pedagógico y las prácticas adoptadas en lo que se recomienda en las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Ambiental

 
Keywords
Educação Ambiental
Rede PEA
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental
Práticas Pedagógicas
Environmental Education
PEA Network
National Curriculum Guidelines for Environmental Education
Pedagogical Practices
Educación Ambiental
Red PEA
Orientaciones Curriculares Nacionales para la Educación
Prácticas pedagógicas
Collections
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback