Convergência entre marketing e sustentabilidade: desafios de uma relação aparentemente antagônica
Autor
Benedicto, Samuel Carvalho De
Silva, Luiz Henrique Vieira da
Sugahara, Cibele Roberta
Bittencourt, Josias Jacinto
Siani, Sergio Ricardo
Data de publicação
//2023Tipo de conteúdo
ArtigoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Nas empresas, a sustentabilidade no âmbito das atividades de marketing
apresenta-se como um diferencial no mercado competitivo. O marketing verde
aliado às ações de responsabilidade social permite o atendimento das expectativas
dos consumidores com menor impacto ambiental. O método de pesquisa é
exploratório com abordagem qualitativa. A convergência entre marketing e
sustentabilidade possibilita às empresas a comunicação de suas práticas
sustentáveis aos stakeholders. As pressões do meio ambiente como reflexo do
crescimento populacional aliado ao consumo excessivo e a vantagem competitiva
obtida com as práticas sustentáveis são fatores que motivam as empresas a
reverem as suas ações integrando as questões ambientais. Conclui-se o marketing
verde orienta o desenvolvimento de produtos ambientalmente responsáveis com
benefícios tangíveis, bem como o comportamento de consumo para o alcance de
vantagem competitiva In companies, sustainability within the scope of marketing activities presents
itself as a differential in the competitive market. Green marketing combined
with social responsibility actions allows meeting consumer expectations with
less environmental impact. The research method is exploratory with a
qualitative approach. The convergence between marketing and sustainability
enables companies to communicate their sustainable practices to
stakeholders. Environmental pressures as a reflection of population growth
combined with excessive consumption and the competitive advantage
obtained with sustainable practices are factors that motivate companies to
review their actions by integrating environmental issues. It is concluded that
green marketing guides the development of environmentally responsible
products with tangible benefits, as well as consumer behavior to achieve
competitive advantage
Palavras-chave
Marketing VerdeSustentabilidade
Vantagem Competitiva
Green Marketing
Sustainability
Competitive Advantage
