Relação entre Índice de Massa Corporal e localização anatômica das lesões relacionadas à corrida em corredores amadores / Relationship between Body Mass Index and anatomical location of injuries related to running in amateur runners
Autor
Bittar, Cintia Kelly
Ribeiro, Felippe
Júnior, Wilson de Mello Alves
Lutti, Guilherme Xavier de Lima
Mançano, Carolina Ozawa
Terrazas, Jorge Ramires
Data de publicação
//2021Tipo de conteúdo
ArtigoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Objetivo: Analisar a relação entre Índice de Massa Corporal e localização anatômica das lesões em membros inferiores de corredores amadores avaliados em um serviço privado de ortopedia e fisioterapia.
Método: Estudo epidemiológico retrospectivo transversal realizado através da análise de cento e vinte (120) prontuários de corredores que fizeram avaliação de corrida em uma clínica de ortopedia e fisioterapia de Campinas (SP) no período de 2017 a 2018.
Resultados: Do total de corredores avaliados, 64% estavam adequados ao peso, 33% tinham sobrepeso e 3% eram obesos. A localização anatômica afetada mais prevalente foi o joelho (47%). No grupo adequado ao peso, com sobrepeso e obeso a lesão mais prevalente foi no joelho (48%, 40% e 100%, respectivamente).
Conclusão: Corredores com diferentes Índice de Massa corporal tiveram distribuições distintas quanto ao local da lesão nos membros inferiores. O joelho é o principal local de acometimento de lesões relacionadas à corrida de rua em corredores amadores, independentemente do Índice de Massa Corporal.
Palavras-chave
Índice de Massa CorporalCorredores
Localização Anatômica
Joelho
