Browsing Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais by Issue Date
Now showing items 1-20 of 737
-
A economia no pensamento de Emmanuel Mounier
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1994-12-13) -
O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
(PUC-Campinas, 2001-02-01)Resgata a trajetória histórica do periódico Educar em Revista do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná realizando análise de conteúdo da produção científica expressa nos seus artigos e/ou documentos sob o ... -
Apropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da cura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2002-02-17)Novas formas de afirmar o sagrado vêm se mostrando mais presentes no Brasil contemporâneo. É este o caso observado com o neoxamanismo, num cenário em que o religioso e o secular se reconfiguram de maneiras inéditas, m ... -
As críticas morais de Amartya Sen é economia de mercado
(PUC-Campinas, 2002-06-05)Estabelecer teorias que descrevam e expliquem o comportamento humano tem sido uma preocupação de diversos teóricos no percorrer da atividade humana desde a Antiguidade. Atualmente não encontramos uma resposta para inúmeras ... -
Da penhora de faturamento
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2003-02-01)The study objective of this dissertation consists of the income attachment which field of study is in Civil Procedural Law. The first part begins with the examination of the lack of effectiveness in the execution that led ... -
Uso das ferramentas e suportes de pesquisas na recuperação da informação : estudo da capacitação do professor-pesquisador
(PUC-Campinas, 2003-02-21)A principal hipótese, apresentada nesta pesquisa, é a de que o conhecimento e o uso de ferramentas e suportes para recuperação da informação, e a normalização da estrutura técnica de trabalhos científicos, se aplicados ... -
Um estudo das contribuições do hipertexto para o fluxo da informação em meio eletrônico
(PUC-Campinas, 2003-02-25)Pesquisa sobre as funções do hipertexto no fluxo informacional em meio eletrônico. Discute-se primeiramente o conceito de informação nas áreas da Matemática, Semiótica e Comunicação. Apresentam-se, em seguida, os conceitos ... -
Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
(PUC-Campinas, 2003-06-25)Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre ... -
Estruturação de problemas e ações de informação: um estudo teórico-exploratório sobre o uso de ferramentas para definição das necessidades de informação
(PUC-Campinas, 2003-06-26)Pesquisa o potencial de utilização de ferramentas para estruturação de problemas como um meio de auxiliar a definição das necessidades de informação associadas a uma ação intencional. O objetivo é usá-las nas ações de busca ... -
A visão de concluintes do curso de direito sobre o seu processo de formação: dilemas, desafios e expectativas
(PUC-Campinas, 2003-06-27)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e teve por objetivo conhecer como o concluinte da Faculdade de Direito do Sul de Minas avalia o seu processo de formação, e identificar os dilemas, ... -
Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
(PUC-Campinas, 2003-09-04)A reflexão Bioética, em tempos de globalização, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas ... -
A formação do professor : formas de exclusão na educação inclusiva
(PUC-Campinas, 2003-10-29)A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa "Universidade e Formação de Professores para o Ensino Fundamental e Médio". Objetiva analisar, por meio do estudo de duas unidades escolares de 1a a 4a séries da rede ... -
Modelo de gestão da informação aplicado ao ambiente empresarial : um estudo do setor sucroalcooleiro
(PUC-Campinas, 2003-12-16)A proposta de um modelo de gestão da informação caracteriza-se como um meio capaz de sustentar e direcionar o sistema de gestão empresarial. Para o estudo deste assunto, escolheu-se um setor da economia brasileira que ... -
O Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: avanços e perspectivas diante das pesquisas educacionais e das exigências legais
(PUC-Campinas, 2003-12-16)Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, e justifica-se pelo fato de os Projetos Pedagógicos das instituições de ensino superior serem, de uma maneira geral, bem ... -
Sistemas de bibliotecas das universidades públicas do Estado de São Paulo: investigação de relações em rede
(PUC-Campinas, 2004-02-12)Pesquisa que aborda a questão do gerenciamento das organizações na sociedade contemporânea, com foco nos Sistemas de Bibliotecas das Universidades Públicas do estado de São Paulo, utilizando como fio condutor a formação ... -
Informação para tomada de decisão estratégica: um estudo da disponibilidade, escopo e organização da informação para negócios em Campinas e região
(PUC-Campinas, 2004-02-13)A estratégia é um processo que consiste em definir onde a organização se encontra do ponto de vista interno, externo e de posicionamento. Ela consiste também em definir quais são os objetivos, quais as alternativas para ... -
A exclusão social no mercado da informação no Brasil na década de 1990
(PUC-Campinas, 2004-02-17)Esta dissertação retrata a ligação da Ciência da Informação com a Economia no ambiente da exclusão social, traçando um panorama histórico do encontro destas duas ciências. Contextualiza o ambiente econômico da exclusão ... -
Configuração epistemológica da Ciência da Informação no Brasil em uma perspectiva Pós-Moderna
(PUC-Campinas, 2004-02-20)A ciência na pós-modernidade reflete as revoluções científicas ocorridas no final do século XIX e início do século XX. As rupturas e crises paradigmáticas proporcionaram o debate em torno de uma nova ciência, na qual o ... -
Ação e informação em centros culturais : um estudo sobre o Instituto Tomie Ohtake
(PUC-Campinas, 2004-02-27)O objetivo desta pesquisa foi discutir os aspectos que envolvem a disseminação da informação realizada por centros culturais. Para tanto, se buscou compreender como ocorre a disseminação da informação por meio dos centros ... -
Biblioteca universitária: uma análise sobre os padrões de qualidade atribuídos pelo Ministério da Educação ao contexto brasileiro
(PUC-Campinas, 2004-03-11)A presente dissertação aborda a importância da biblioteca universitária, sua finalidade junto às instituições de Ensino Superior e a necessidade de se estabelecer um sistema de avaliação adequado, visando seu melhor ...