Cerâmica e identidade: o lugar do barro na formação da paisagem mogiana
Author
Advisor
Ferreira, Jane VictalDate
30/01/2025Content Type
Dissertação de mestradoPostgraduate Program
Arquitetura e UrbanismoAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Na paisagem da região mogiana existe um rio, e esse contém em suas margens substâncias argilominerais quepropiciaram o barro como matéria-prima para práticas de manufatura que configuraram os modos de ser e reproduzir a existência humana. Este trabalho investiga a prática ceramista no município que tomou emprestado o nome desse rio, o Mogi Guaçu, abordando a relação entre ação humana e território e investigando as manifestações culturais na paisagem. Como apoio metodológico, a leitura da paisagem é embasada em fontes primárias, secundárias e pesquisa empírica, com análise de dados provenientes da antropologia, arqueologia e geografia histórica. Assim, constrói-se uma base interdisciplinar para identificar os processos de produção e uso territorial, classificando seus aspectos materiais e imateriais. A síntese das informações será realizada por meio de ferramentas como mapas temáticos, cronologias e revisão bibliográfica, valorizando a paisagem cultural mogiana. Sem delimitar um recorte temporal rígido, adota-se um amplo escopo teórico, ancorado na fenomenologia, no qual o território e suas propriedades funcionam como elementos integradores da pesquisa. Quanto à produção de artefatos, tanto fabril quanto artesanal, são destacados os atributos da matéria-prima encontrada in loco, evidenciando-a como um fator formador e transformador do ambiente construído. A partir das primeiras evidências do uso do barro, o estudo investiga como a indústria ceramista, voltada à construção civil, modificou as características da região mogiana e, com o declínio das fábricas no final do século XX, contribuiu para a desconstrução da identidade cultural associada ao barro e ao rio. Os remanescentes edilícios, atualmente em condição de precariedade, oferecem uma perspectiva crítica para a preservação dessa paisagem, sustentando a identidade dos habitantes e constituindo um patrimônio capaz de perpetuar a memória coletiva e promover a coesão social.
There is a river in the landscape of the Mogiana region, and its banks contain clay-mineral substances that have provided clay as a raw material for manufacturing practices that have shaped ways of being and reproducing human existence. This paper investigates the ceramics practice in the municipality that borrowed the name of this river, Mogi Guaçu, looking at the relationship between human action and territory and investigating cultural manifestations in the landscape. As methodological support, the reading of the landscape is based on primary and secondary sources and empirical research, analyzing data from anthropology, archaeology and historical geography. In this way, an interdisciplinary basis is built to identify the processes of production and territorial use, classifying their material and immaterial aspects. The information will be synthesized using tools such as thematic maps, chronologies and bibliographical reviews, highlighting the cultural landscape of Mogiana. Without delimiting a rigid time frame, a broad theoretical scope is adopted, anchored in phenomenology, in which the territory and its properties function as integrating elements of the research. With regard to the production of artifacts, both manufactured and handmade, the attributes of the raw material found on site are highlighted, showing it as a factor that shapes and transforms the built environment. Based on the first evidence of the use of clay, the study investigates how the ceramics industry, geared towards construction, changed the characteristics of the Mogiana region and, with the decline of the factories at the end of the 20th century, contributed to the deconstruction of the cultural identity associated with clay and the river. The remaining buildings, currently in a precarious condition, offer a critical perspective for the preservation of this landscape, sustaining the identity of the inhabitants and constituting a heritage capable of perpetuating collective memory and promoting social cohesion.
Keywords
Paisagem culturalVale do Mogi Guaçu
Indústria ceramista
Cultura material
Identidade local
Memória coletiva
Cultural landscape
Mogi Guaçu Valley
Ceramics industry
Material culture
Local identity
Collective memory
