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Serviço social e a pessoa com deficiência intelectual em situação de violência

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hjs_servicosocial_tcc_roberto_si.pdf (853.9Kb)
Autor
Roberto, Simone
Orientador
Sá, Jeanete Liasch Martins de
Data de publicação
24/06/2025
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a atuação do serviço social na promoção da inclusão e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual em situação de violência, destacando os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para garantir sua proteção e cidadania. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, fundamentada em referencial teórico, análise documental e relatos de experiências obtidos durante o estágio supervisionado na organização SORRI Campinas. As ações profissionais foram observadas a partir da articulação entre teoria e prática, com ênfase na atuação interdisciplinar e na construção de redes de apoio. Os resultados obtidos apontam que a deficiência intelectual, somada a condições sociais de vulnerabilidade, agrava a exposição à violência, tornando essencial a presença de equipes multidisciplinares capacitadas e sensíveis às particularidades desses sujeitos. O trabalho evidenciou ainda a relevância da escuta qualificada, do encaminhamento adequado e da implementação de políticas públicas inclusivas. A experiência de estágio contribuiu para compreender a importância do papel do assistente social como agente de transformação, capaz de mediar situações complexas, fortalecer vínculos familiares e comunitários, e promover a dignidade e os direitos humanos. Conclui-se que, apesar dos avanços legais e teóricos, ainda há desafios significativos na efetivação da proteção integral às pessoas com deficiência, sendo necessário ampliar o número de profissionais preparados e fortalecer a articulação entre os serviços da rede.

 

This study aims to analyze the role of social services in promoting inclusion and defending the rights of people with intellectual disabilities who are victims of violence, highlighting the challenges faced and the strategies used to ensure their protection and citizenship. The methodology adopted was qualitative in nature, based on theoretical frameworks, document analysis, and reports of experiences obtained during the supervised internship at the SORRI Campinas organization. Professional actions were observed based on the articulation between theory and practice, with an emphasis on interdisciplinary work and the construction of support networks. The results obtained indicate that intellectual disabilities, combined with social conditions of vulnerability, aggravate the exposure to violence, making it essential to have trained multidisciplinary teams that are sensitive to the particularities of these individuals. The study also highlighted the importance of qualified listening, appropriate referral, and the implementation of inclusive public policies. The internship experience contributed to understanding the importance of the role of the social worker as an agent of transformation, capable of mediating complex situations, strengthening family and community ties, and promoting dignity and human rights. It is concluded that, despite legal and theoretical advances, there are still significant challenges in implementing comprehensive protection for people with disabilities, making it necessary to increase the number of trained professionals and strengthen the articulation between the network's services.

 
Palavras-chave
Serviço social
Deficiência intelectual
Violência
Direitos humanos
Inclusão
Social service
Intellectual disability
Violence
Human rights
Inclusion
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Serviço Social

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