• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
  • Dissertações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
  • Dissertações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Transmídia nas plataformas digitais: análise da divulgação do livro "Deus nos livre" por Mario Sergio Cortella

View/Open
elc_ppglimiar_dissertacao_bueno_ma_EDUARDO SOUTO.pdf (1.238Mb)
Author
Bueno, Matheus Alberto
Advisor
Andrade, André Luiz Monezi
Date
22/06/2025
Content Type
Dissertação de mestrado
Postgraduate Program
Linguagens, Mídia e Arte
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo analisa a divulgação do livro Deus nos Livre, de Mario Sérgio Cortella, com base na narrativa transmídia, utilizando elementos através da revisão bibliográfica de Carlos Alberto Scolari: continuidade, profundidade e expansão. Foram examinadas postagens no Instagram, Facebook e LinkedIn, além de um talk show presencial, para identificar como a mensagem do livro foi disseminada por diferentes mídias. A continuidade verificou a coerência temática entre as plataformas, garantindo a manutenção da mensagem central. A profundidade analisou o nível de detalhe oferecido, observando conteúdos reflexivos e envolventes. Já a expansão identificou como novas informações e perspectivas foram adicionadas ao universo narrativo do livro em cada mídia. Os resultados demonstraram que Cortella utilizou os elementos da narrativa transmídia de forma eficaz. O Instagram se destacou pela interação visual e colaborações, enquanto o Facebook adaptou a mensagem a um público mais formal. O LinkedIn ofereceu uma abordagem técnica e o talk show proporcionou maior interação com o público. Assim, a divulgação integrou diferentes mídias, criando uma experiência rica e coesa.
 
This study analyzes the promotion of the book Deus nos Livre by Mario Sérgio Cortella, based on transmedia storytelling, using elements from the literature review of Carlos Alberto Scolari: continuity, depth, and expansion. Posts on Instagram, Facebook, and LinkedIn, as well as a live talk show, were examined to identify how the book’s message was disseminated across different media. Continuity assessed the thematic coherence between platforms, ensuring the maintenance of the central message. Depth analyzed the level of detail provided, observing reflective and engaging content. Expansion identified how new information and perspectives were added to the book’s narrative universe in each medium. The results showed that Cortella effectively applied transmedia storytelling elements. Instagram stood out for its visual interaction and collaborations, while Facebook adapted the message for a more formal audience. LinkedIn offered a technical approach, and the talk show provided greater interaction with the public. Thus, the promotion integrated different media, creating a rich and cohesive experience.
 
Keywords
Transmídia
Comunicação digital
Mario Sergio Cortella
Transmedia
Digital communication
Mario Sergio Cortella
Language
Portuguese
Sponsor
Não recebi financiamento
Collections
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback