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Ciência da informação e publicidade produção e uso da informação

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cchsa_ppgci_me_Renata_MZM.pdf (321.8Kb)
Autor
Manjaterra, Renata Maria Zamboni
Orientador
Tálamo, Maria de Fátima Gonçalves Moreira
Data de publicação
21/12/2006
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
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Resumo
Esta pesquisa tem como propósito a análise do briefing como um instrumento de informação e o publicitário como agente mediador da informação na medida em que usa a linguagem publicitária para obter do receptor-consumidor conhecimento dos benefícios, explícitos ou implícitos, da aquisição de um produto ou serviço. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental apoiada em conceitos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação, numa abordagem qualitativa. A pesquisa parte do pressuposto de que a publicidade, a pretexto de comunicar a presença de produtos e serviços, utiliza o repertório pré- existente no imaginário dos destinatários para construir conhecimentos que vão além da existência dos bens anunciados. Nessa perspectiva, os estudos revelaram que o briefing representa um instrumento informativo apto para produzir e alimentar o discurso com base em códigos híbridos próprios da publicidade, base do processo de criação, visto que produz informações que fomentam a produção de sentido.
 
This research has as the main purpose the analysis of briefing as an instrument of information and the publicist as the agent who deals with the information, once it uses the publicity language to achieve implicit or explicit benefits through the client acquirement of a product or service. The methodology used was the bibliographic and documental research based on conceptions of the Information Science and the Communication Science in a qualitative view. The study assumes that the publicity, by using the pretext of announcing products and services, works with the client expectation to build knowledge and bonds that go beyond the announced products existence. In this view, the studies revealed that the briefing represents an informative instrument able to produce and enhance the characteristic language of publicity based on hybrid code, which is the basis of the creation process, once it generates information that magnifies the sense production.
 
Palavras-chave
Informação
Comunicação
Publicidade
Information
Communication
Publicity
Linguagem
Português
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