Análise de negócios na oferta do serviço de TV digital via IP (IPTV) no Brasil
Alternative Title
Business analysis to offer Digital TV service over IP (IPTV) in BrazilAuthor
Advisor
Bianchini, DavidDate
04/12/2008Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
O atual cenário brasileiro das telecomunicações se apresenta bastante dinâmico e competitivo, o que requer a adoção de um novo modelo de negócios orientado a serviços convergentes para recompor a receita das operadoras e reconquistar a fidelidade dos clientes. É nesse contexto que o objetivo deste trabalho é o de desenvolver uma metodologia que possa subsidiar as operadoras de telecomunicações no difícil processo de elaboração de estratégias que tornem viável a oferta IPTV. A metodologia utilizada se apóia em uma análise pluralista baseada nos fundamentos propostos no modelo de inovação da economia moderna para nortear a análise de negócios em que são apresentados os aspectos sócio-econômico, tecnológico e político-regulatório. Foi elaborado um roadmap especificamente para organizar de maneira lógica a seqüência da análise com o intuito de tornar o seu desenvolvimento mais coeso. Após a apresentação da metodologia proposta nesse trabalho é encontrada a sua aplicação prática em uma análise de natureza descritiva para estimular o pensamento sistêmico na busca pela compreensão do nível de aceitação da IPTV. O estudo sócio-econômico indica o provável público-alvo desse serviço inovador, bem como define as regiões que devem iniciar a oferta. No estudo tecnológico é apresentado o uso dos cabos tradicionais de cobre combinados às fibras óticas nas redes de acesso. Finalmente o estudo regulatório discorre sobre as fortes restrições que a atual legislação brasileira impõe e que inviabilizam a oferta desse serviço no cenário nacional até que haja uma revisão das leis. A conclusão desse trabalho veio a confirmar que a adoção de uma abordagem pluralista com aspectos sócio-econômico, tecnológico e político-regulatório oferece uma compreensão sistêmica do mercado e da relação de complementaridade entre todos os seus elementos, o que permite embasar de maneira mais contundente o processo de elaboração de novos modelos de negócios.
The actual Brazilian telecommunications environment is very dynamic and competitive, demanding the adoption of a new convergent services oriented business model to rebuild operators revenues and avoid churn. It is in this context that the objective of this work is to develop a methodology to subsidize the telecommunications operators within the hard process of elaborating strategies to make feasible the IPTV. This work brings a pluralist methodology based in the concepts decrypted on the modern economy s innovation model to guide the development of a business analysis in which can be found the complementary study of the following features: socio-economic, technological and regulatory. There was elaborated a roadmap to logically sort the analysis sequence, making this work development easier to comprehend. After that the methodology proposed in this work is applied to build a descriptive analysis to stimulate the systemic think in the search to comprehend the acceptance level of IPTV. The socio-economic study traces the probable target audience of this service, as well the regions that could be the first places to offer it. On the technological study there are presented hybrid environments where the traditional cooper wires are combined with the optical-fiber at the access networks. Finally the regulatory study discuss the restrictions existed within the Brazilian legislation that actually make infeasible the offer of this service until these laws are reviewed. This works confirms that the adoption of a pluralist approach with socio-economic, technological and regulatory features can really offer a systemic comprehension of the market and the complementary relationship between its parts. This methodology can be a reliable source to support the process of elaborating new business models in Brazil.
Keywords
IPTVTV Digital
Análise de Negócios
Inovação
Digital TV
Business Analysis
Innovation