Erziehung e Bildung em Hegel: a lei 11.684 em debate a partir de concepções de docentes e discentes do ensino médio em escolas da rede estadual do município de Campinas-SP
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Education and Training in Hegel: Law 11,684 in a debate based on conceptions of teachers and high school students in schools of the state network of the city of CampinasAutor
Orientador
Mendonça, SamuelData de publicação
20/12/2017Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso RestritoMetadados
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Esta pesquisa analisou concepções de docentes e discentes sobre o ensino da filosofia na perspectiva hegeliana, bem como refletiu sobre a Erziehung e a Bildung, isto é, Educação e Formação em Georg Friedrich Hegel. O ensino de filosofia foi norteador desta investigação, dado que é por meio deste campo do conhecimento que se elucidou parâmetros para esclarecer o problema da pesquisa, qual seja: a partir da perspectiva hegeliana sobre a Erziehung e a Bildung, quais as concepções de docentes e discentes do Ensino Médio em escolas da rede estadual do município de Campinas?O objetivo dessa pesquisa foi compreender as concepções de docentes e discentes do Ensino Médio sobre a Erziehung e a Bildung, na perspectiva hegeliana. O método desta investigação estabeleceu-se por meio da revisão de literatura, pesquisa empírica, juntamente com a análise qualitativa e instrumentos como questionários, entrevistas e grupo focal, com o propósito de ampliar o conhecimento sobre a temática da investigação. O trabalho de campo foi realizado em três escolas da Rede Estadual de ensino da cidade de Campinas, sendo uma da região central, uma da periferia e uma escola de tempo integral pertencentes à Diretoria de Ensino da Região Leste. Ao final, pretendeu-se contribuir para a elaboração de políticas educacionais que problematizem o ensino da Filosofia no Ensino Médio, promovendo uma reflexão sobre o papel da filosofia no currículo escolar brasileiro. Foi importante validar aspectos da filosofia hegeliana para pensar a formação e a natureza humana.
This research analyzed the conceptions of teachers and students about the teaching of philosophy in the Hegelian perspective, as well as reflected on Erziehung and Bildung, that is, Education and Formation in Georg Friedrich Hegel. The Teaching of Philosophy was the guiding principle of this research, since it is through this field of knowledge that elucidated parameters to clarify the research problem, namely: from the Hegelian perspective on Erziehung and Bildung, what are the conceptions of teachers and high school students in schools of the state network of the city of Campinas? The objective of this research was to understand the conceptions of teachers and students of the High School on Erziehung and Bildung, in the Hegelian perspective. The method of this research was established through literature review, empirical research, along with qualitative analysis and instruments such as questionnaires, interviews and focus group, in order to broaden the understanding of the research topic. The field work was carried out in three schools of the State Educational Network of the city of Campinas, one of the central region, one of the periphery and a School of Integral Time belonging to the Teaching Board of the Eastern Region. In the end, it was intended to contribute to the elaboration of educational policies that problematize the teaching of Philosophy in High School, promoting a reflection on the role of philosophy in the Brazilian school curriculum. It was important to validate aspects of the Hegelian philosophy to think about formation and human nature.
Palavras-chave
Ensino de FilosofiaLei 11.684
Hegel
Educação
Formação
Teaching Philosophy
Law 11,684
Hegel
Erziehung
Bildung