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Como estimular a linguagem da criança com tea: cartilha para pais e cuidadores

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ccv_fonoaudiologia_tcc_toledo_g.pdf (13.26Mb)
Author
Toledo, Giovana
Advisor
Brocchi, Beatriz Servilha
Date
25/11/2021
Content Type
Trabalho de Conclusão de Curso
Postgraduate Program
Não se aplica
Access rights
Acesso aberto
Metadata
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Abstract

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits em três grandes eixos: comunicação e interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamentos e interesses. A linguagem é significativamente afetada no autismo e por isso o fonoaudiólogo exerce um papel fundamental no processo de diagnóstico e terapia. No processo de intervenção fonoaudiológica, orientações aos pais são de fundamental importância, pois os mesmos são considerados parceiros do profissional para atingir o objetivo de desenvolvimento de uma comunicação funcional que garanta para o indivíduo com autismo a habilidade de se comunicar. Objetivo: Elaboração de uma cartilha informativa com orientações e estratégias de como os pais podem estimular a linguagem da criança com autismo. Metodologia: Foram selecionados 101 materiais, sendo 62 artigos das bases de dados Scielo, Scholar Google, PubMed. gov e Asha,19 livros, 7 trabalhos de conclusão de curso (TCC), 9 dissertações,1 tese 2 documentos oficiais e 1 site oficial.Os programas utilizados para a construção e design criativo da cartilha foram os softwares PhotoShop e Adobe Illustrator, sendo estruturada em 10 tópicos e 47 páginas. Resultados: A cartilha aborda a definição do autismo, como é feito o diagnóstico e quais são os profissionais que participam desse processo, dando ênfase ao fonoaudiólogo. São apresentadas manifestações de linguagem características do autismo e a importância do diagnóstico e intervenção precoce. Ao final da cartilha é descrita a relevância do preparo estratégias de estimulação de linguagem.Conclusão: Conclui-se que a cartilha informativa digital cumpre os objetivos propostos no início do trabalho de promover estratégias para a estimulação de linguagem de crianças com TEA.

Keywords
Fonoaudiologia
Autismo
Linguagem
Language
Portuguese
Collections
  • TCC - Fonoaudiologia - CCV

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