Alocação ótima de estações de recarga de veículos elétricos
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Author
Lima, Pablo Molina de
Advisor
Castro Junior, Carlos Alberto deDate
28/06/2022Content Type
Dissertação de mestradoPostgraduate Program
Engenharia ElétricaAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
O setor de transporte tem um papel imprescindível nessa tendência mundial pela
busca de soluções e produtos ambientalmente amigáveis. A eletrificação da mobilidade é
um evento de natureza irreversível, com distintas motivações identificadas nos vários países
precursores em sua adoção. Contudo, a inserção bem sucedida de veículos elétricos no
sistema de transporte depende da superação de diversas barreiras: o preço elevado, a
baixa autonomia em comparação com veículos de combustão interna, e o baixo número de
estações de recarga disponíveis. O planejamento da infraestrutura de recarga tem papel
importante na superação dessas limitações, portanto, a alocação ótima das estações de
recarga é uma questão crucial. O objetivo desse trabalho é abordar o problema da alocação
ótima de estações de recarga de veículos elétricos. Serão implementados e avaliados
dois métodos de resolução do problema, respectivamente, um método de programação
matemática e a metaheurística Teaching-Learning-Based Optimization (TLBO). Além disso,
será apresentada uma proposta de alocação de estações de recarga específica para uma
região da cidade de Campinas, SP.
Os resultados fornecidos através das simulações dos métodos abordados foram
comparados em termos de qualidade de solução, tempo computacional, dentre outros. Foi
feita também uma análise crítica do modelo e dos métodos, a fim de encontrar a solução
mais apropriada para o problema. The transportation sector plays an essential role in the global trend of searching
for more environmental-friendly products and solutions. The electrification of mobility is an
irreversible fact, with different motivations identified in the several countries that have been
adopting it. However, the successful insertion of electric vehicles in the transportation system
depends on the overcoming of several barriers, namely their high price, low autonomy
in comparison with internal combustion vehicles, and low number of available charging
stations. The appropriate planning of the charging infrastructure plays an important role in
overcoming such barriers, therefore, the optimal allocation of charging stations is a crucial
matter. The objective of this work is to tackle the problem of optimally allocating charging
stations for electric vehicles. Two solution methods will be implemented and evaluated,
namely, a mathematical programming method and the metaheuristic Teaching-Learning Based Optimization (TLBO). In addition, a proposal for the allocation of charging stations
will be presented for a particular region in the city of Campinas, SP.
The results provided by both methods through computer simulations were compared
in terms of solution quality, computational time, among others. A critical analysis of the model
and methods was carried out in order to find the most appropriate solution to the problem.
Keywords
Veículos elétricosEstações de recarga
P-Medianas
TLBO
Electric vehicles
Charging stations
P-Median
TLBO