dc.contributor.advisor | Lopes, Celi Espasandin | |
dc.contributor.author | Pinto, Eliane Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T12:49:51Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T12:49:51Z | |
dc.date.issued | 2022-12-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16793 | |
dc.description.abstract | A Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa
atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de
pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, merece
atenção, pois ainda há insuficientes investigações acadêmicas nesta área, e
até mesmo os documentos oficiais ainda são tímidos na abordagem da
matemática nessa etapa escolar. Esta proposta de pesquisa, intitulada: “A
matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E
BNCC”, teve por objetivo geral compreender como as questões relacionadas
ao tratamento dos conteúdos matemáticos se fazem presentes na Educação
Infantil, a partir do exposto nos documentos RCNEI e BNCC. De maneira
específica, buscou-se investigar como tais documentos apresentam
possibilidades de desenvolvimento da linguagem matemática na criança e
ainda analisar como se enfatiza, nos documentos estudados, o papel do outro
– o colega e o professor – no processo de ensino e aprendizagem de
matemática. Na busca de investigar como as questões relacionadas ao
conhecimento matemático são contempladas na Educação Infantil nos dois
documentos, optou-se pela abordagem qualitativa. E a produção de dados
ocorreu a partir dos documentos BNCC – de caráter normativo e mandatório —
e RCNEI, de caráter instrumental e didático e não obrigatório. Para empreender
essa investigação desenvolveu-se um estudo de Pesquisa Documental. O
tratamento dos dados empregou a análise textual discursiva (ATD), que
propicia analisar os dois documentos para verificar como o conhecimento
matemático é apresentado e quais indicativos são apontados para o trabalho
com essa área, a fim de que subsidiem a ação dos professores. Espera-se,
assim, ter contribuído para a reflexão dos profissionais de Educação Infantil
sobre os documentos regulatórios dessa etapa escolar, sobretudo relacionada
à necessidade de maior e melhor abordagem do ensino de matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | Early Childhood Education, as a whole, is a phase of training that requires
intense attention, with regard to the development of both practices and research
regarding its daily life. And mathematics, in particular, deserves attention, as
there is still insufficient academic research in this area, and even official
documents are still timid in approaching mathematics at this school stage. This
research proposal, entitled: “Mathematics in Early Childhood Education from the
perspective of official documents: RCNEI AND BNCC”, has the general
objective of understanding how issues related to the treatment of mathematical
content are present in Early Childhood Education, based on the above in the
RCNEI and BNCC documents. Specifically, we seek to investigate how such
documents present possibilities for the development of mathematical language
in children and also to analyze how, in the studied documents, the role of the
other – the colleague and the teacher – is emphasized in the process of
teaching and learning mathematics. . In the quest to investigate how issues
related to mathematical knowledge are addressed in Early Childhood Education
in both documents, we opted for a qualitative approach. And the production of
data will take place from the BNCC documents – of a normative and mandatory
nature – and RCNEI, of an instrumental and didactic nature and not mandatory.
To undertake this investigation, a Documentary Research study was developed.
Data treatment used discursive textual analysis (DTA), which allows analyzing
the two documents to verify how mathematical knowledge is presented and
which indications are indicated for working with this area, in order to subsidize
teachers' actions. It is expected, therefore, to contribute to the reflection of Early
Childhood Education professionals on the regulatory documents of this school
stage, especially related to the need for a greater and better approach to the
teaching of mathematics. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Documentos Oficiais | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | RCNEI | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | Official documents | pt_BR |
dc.title | A Matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCC | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics in Early Childhood Education from the perspective of official documents: RCNEI AND BNCC | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3766494595226189 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.referee | Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade | |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7733644439876265 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |