• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Indícios de desenvolvimento profissional que emergem em um grupo de estudos de professores que ensinam matemática e estatística na rede municipal de Campinas

Abrir arquivo
hjs_ppgedu_dissertação_pozzuto_sl.pdf (1.547Mb)
Título alternativo
Evidence of professional development that emerges in a study group of teachers who teach mathematics and statistics in the municipal network of Campinas
Autor
Pozzuto, Solange Loureiro
Orientador
Lopes, Celi Espasandin
Data de publicação
24/01/2024
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Educação
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

A pesquisa analisou o desenvolvimento profissional de professores(as), por meio de narrativas orais e escritas, que participam de um grupo colaborativo de estudos do componente curricular de matemática da Rede Municipal de Campinas e ensinam matemática e estatística para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Seis professores(as) deste grupo aceitaram participar da pesquisa. A pesquisadora também será analisada, totalizando sete professores(as). Para atingir o objetivo delineado, foi desenvolvida uma pesquisa (auto)biográfica que toma as narrativas de si como práticas de formação e autoformação, investigando a reflexividade autobiográfica e suas repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção social dos participantes. A construção dos dados ocorreu por meio das narrativas orais e escritas dos(as) professores(as) sobre o desenvolvimento das atividades que envolveram estatística e probabilidade com os(as) estudantes em sala de aula. Toma-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas como forma de construir a realidade, uma vez que a metodologia está ancorada em uma ontologia. A narrativa favorece evidências sobre a experiência percebida e vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Reconstrói a experiência, refletindo sobre o vivido e atribuindo significado ao sucedido. Utilizamos a análise holística da forma para encontrar a melhor expressão para as tramas expressas nos relatos. Apresentam-se também as trajetórias profissionais dos(as) professores(as) por meio de Biogramas que possibilitaram analisar a significância de participar de formações continuadas. Apontamos indicadores relevantes para: a formação de professores(as); a identificação de aspectos relativos ao desenvolvimento profissional dos(as) professores(as); e a ampliação de saberes pedagógicos para o ensino de estatística e probabilidade, os quais podem reverberar no aprendizado dos(as) estudantes(as). Avaliamos que a participação no grupo colaborativo contribuiu para o desenvolvimento de atividades de estatística e probabilidade em sala de aula; favoreceu aos(as) professores(as) participantes compreenderem sua trajetória profissional e como ela foi importante para se tornarem o que são hoje; desenvolveu a reflexão crítica e, consequentemente, oportunizou-lhes ressignificar suas práticas.

 

The research analyzed the professional development of teachers, through oral and written narratives, who participate in a collaborative study group of the mathematics curricular component of the Campinas Municipal Network and teach mathematics and statistics to students in the final years of education. Fundamental. Six teachers from this group agreed to participate in the research. The researcher will also be analyzed, totaling seven teachers. To achieve the outlined objective, (auto)biographical research was developed that takes self-narratives as practices of formation and self-education, investigating autobiographical reflexivity and its repercussions on the processes of constitution of subjectivity and social insertion of participants. The construction of data occurred through oral and written narratives from teachers about the development of activities involving statistics and probability with students in the classroom. Narrative investigation is taken not only as a methodology, but as a way of constructing reality, since the methodology is anchored in an ontology. Narrative favors evidence over perceived experience and seen as a report, capturing the richness and details of meanings in human affairs, based on evidence from the world and life. Reconstructs the experience, reflecting on what happened and attributing meaning to what happened. We use holistic form analysis to find the best expression for the plots expressed in the stories. The professional trajectories of teachers are also presented through Biograms, which made it possible to analyze the significance of participating in continuing education. We point out relevant indicators for: teacher training; the identification of aspects related to the professional development of teachers; and the expansion of pedagogical knowledge for teaching statistics and probability, which can reverberate in students' learning. We assessed that participation in the collaborative group contributed to the development of statistics and probability activities in the classroom; it helped the participating teachers understand their professional trajectory and how important it was in becoming who they are today; developed critical reflection and, consequently, gave them the opportunity to give new meaning to their practices.

 
Palavras-chave
Desenvolvimento Profissional
Ensino Fundamental
Educação Estatística
Educação Matemática
Pesquisa (auto)biográfica
Professional Development
Elementary School
Statistical Education
Mathematics Education
(Auto)biographical research
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Número de Financiamento
001
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião