• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Faculdade de Educação
  • TCC - Pedagogia
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Faculdade de Educação
  • TCC - Pedagogia
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino bilíngue (português/inglês) na educação infantil e a utilização de contos infantis na aprendizagem de uma segunda língua.

Abrir arquivo
hjs_pedagogia_tcc_cruz_gs.pdf (936.5Kb)
Autor
Cruz, Giovana Schmidt da
Orientador
Almeida, Alessandra Rodrigues de
Data de publicação
12/11/2021
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Na última década, a busca pela aprendizagem de uma segunda língua aumentou, e como isso, a procura por escolas bilíngues desde a primeira infância também. Essas escolas proporcionam aos alunos através de diversos recursos e metodologias inovadoras e lúdicas um ensino, desde a Educação Infantil, nos dois idiomas. Nesta investigação buscou-se compreender em que medida a contação de histórias em inglês pode colaborar para uma aprendizagem efetiva e significativa do aluno nas escolas bilíngues? Os objetivos para este estudo foram: compreender como a contação de histórias em inglês na Educação Infantil colabora para o processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua; Compreender a educação bilíngue e suas especificidades na Educação Infantil; Discutir a história da educação bilíngue no Brasil e descrever a importância da contação de histórias em inglês no processo de ensino e aprendizagem. Para este estudo, delineou-se a pesquisa de campo de cunho qualitativo e exploratório. Participaram desta investigação quatro professoras de escolas bilíngues de Educação Infantil. Utilizou-se como instrumento a entrevista baseada em um roteiro semiestruturado que foram posteriormente transcritas. Analisou-se a partir das respostas como ocorrem a educação bilíngue e a utilização da contação de história como recurso pedagógico a partir de três eixos, sendo eles: (I) Percepção das professoras sobre diferença na prática letiva de uma escola bilíngue e de uma escola não bilíngue; (II) Ensino e aprendizagem no contexto bilíngue e (III) Importância, estratégias e recursos na contação de história. Os resultados apontaram que a utilização da contação de história como recurso pedagógico potente na Educação Infantil bilíngue, e quando realizada ludicamente, pode contribuir para a aprendizagem de uma segunda língua, pois desperta no aluno curiosidade, emoções, gosto pela leitura, além de proporcionar a aquisição de novos vocabulários e expressões, e também futuramente auxiliar no processo de alfabetização.

Palavras-chave
Educação Bilíngue (português/inglês)
Educação Infantil
Contação de Histórias
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Pedagogia

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião