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Bullying e suas implicações no desenvolvimento social, cognitivo-acadêmico e emocional das vítimas

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hjs_pedagogia_tcc_lemos_ep.pdf (241.0Kb)
Autor
Lemos, Evelyn de Paula
Orientador
Almeida, Alessandra Rodrigues de
Data de publicação
01/12/2022
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso discute o bullying como violência no âmbito escolar e suas implicações no desenvolvimento social, cognitivo-acadêmico e emocional das vítimas. O problema central da pesquisa envolve a seguinte questão: o que dizem as pesquisas nacionais dos últimos dez anos (2012 a 2021) a respeito do impacto causado pelo bullying na trajetória acadêmica/pessoal das vítimas desse tipo de violência mais comum no ambiente escolar? Esta investigação tem como objetivo central compreender as práticas do bullying na escola, os encadeamentos que ele provoca na vida pessoal e acadêmica dos envolvidos e conhecer meios de preveni-lo e combatê-lo no ambiente escolar. Para atender ao objetivo central, esta pesquisa desdobrou-se a partir dos seguintes objetivos específicos: 1) apresentar as condutas do bullying, bem como seus diferentes tipos e principais danos causados às vítimas; 2) descrever modos de prevenção e combate no ambiente escolar; 3) discutir tanto as relações do bullying com a formação docente quanto como esta violência segue ameaçando o desenvolvimento humano e a efetivação dos direitos infanto-juvenis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, na qual buscou-se no portal de periódicos capes artigos que discutissem o tema desta pesquisa. Para seleção dos textos foram utilizadas as seguintes palavras-chave: bullying escolar; consequências e prevenção; ensino fundamental; formação docente; direito. Foram selecionados cinco textos que diante de algumas leituras dialogavam com os propósitos desta pesquisa. Os resultados encontrados apontam que a prática do bullying interfere diretamente no desenvolvimento do aluno durante o processo de aprendizagem nas instituições educacionais. Também observou-se que o bullying pode causar danos psíquicos que podem prejudicar a vida da vítima, além de ocasionar patologias como a depressão, ansiedade, entre outros, evidenciando a necessidade de que a escola esteja presente e promova atividades que reforcem o caminho contrário à prática do bullying para que o processo de crescimento e aprendizagem dos alunos em todas as instituições seja saudável e seguro para todos os indivíduos envolvidos, sendo não somente os alunos, como também o corpo docente e os familiares.

Palavras-chave
Bullying
Violência
Ambiente escolar
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Pedagogia

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