• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras

View/Open
elc_ppglimiar_artigo_hergesel_jplm (22)_JOAO HERGESEL.pdf (411.8Kb)
Author
Hergesel, João Paulo Lopes de Meira
Mattos, Geórgia de
Date
30/08/2023
Content Type
Artigo
Postgraduate Program
Linguagens, Mídia e Arte
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
Educação sexual é um tema polêmico no cotidiano escolar brasileiro; entretanto, nota-se na produção audiovisual contemporânea o surgimento de narrativas que fomentam o olhar crítico do espectador sobre assuntos relacionados a gênero e sexualidade. Esse artigo tem como objetivo entender o modo como a ficção televisiva seriada pode motivar discussões em torno da educação sexual no cenário contemporâneo brasileiro, tendo como objeto de estudo a série Feras (2019), com enfoque no empoderamento feminino, e adotando a metodologia qualitativa e prioritariamente bibliográfica. Os principais resultados apontaram que a representação na série não reforça os padrões e normas de gênero, mas valoriza as diferenças identitárias, enquanto identidades assertivas, que preconizam uma possível transformação sociocultural.
 
Sex education is a controversial topic in Brazilian school life. However, narratives that encourage viewers’ critical view on themes related to gender and sexuality are emerging in contemporary audiovisual productions. This study aims to understand how serial television fiction can motivate discussions around sex education in the contemporary Brazilian scenario, having the series Feras (‘Beasts’, 2019) as its object of study, focusing on female empowerment, and adopting a qualitative and primarily bibliographic methodology., Our main results pointed out that the representation in the series avoids reinforcing gender standards and norms, while it values identity differences, and asserts identities that advocate a possible sociocultural transformation.
 
Keywords
Estudos de televisão
Ficção seriada
Gênero e sexualidade
Identidades
Educação sexual
Television studies
Serial fiction
Gender and sexuality
Identities
Sex education
Language
Portuguese
Sponsor
Não recebi financiamento
Collections
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback