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Protocolos de avaliação e reabilitação fonoaudiológica em idosos com Alzheimer: revisão de literatura

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TCC ANA JÚLIA DOLCE.pdf (865.9Kb)
Autor
Dolce, Ana Júlia Guimarães
Orientador
Borges, Letícia Reis
Data de publicação
26/11/2024
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
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Resumo

Introdução: A Doença de Alzheimer é classificada como um transtorno neurodegenerativo progressivo que atinge prevalentemente o público idoso. Esse distúrbio pode gerar danos nas funções comunicativas, de deglutição e cognitivas. A atuação fonoaudiológica nesses casos visa avaliar os danos, por meio de protocolos, e elaborar e adaptar estratégias e materiais para assim estabilizar os danos e manter a melhor qualidade de vida para o paciente. Objetivo: Pesquisar o processo de avaliação e reabilitação fonoaudiológica na qualidade de vida de idosos com doença de Alzheimer por meio de uma revisão de literatura. Métodos: revisão integrativa de literatura, qualitativa, de artigos originais publicados nos 10 últimos anos, voltados aos protocolos de avaliação e tratamento fonoaudiológico em pacientes diagnosticados com Doença de Alzheimer. Foram consultadas as bases de dados LILACS, CAPES e SciELO, utilizando-se descritores em saúde - DeCS, em português e inglês, isolados e combinados entre si. Foram eles: Doença de Alzheimer, fonoaudiologia, linguagem, deglutição, treino cognitivo; e os seguintes descritores em inglês: Alzheimer disease, Speech, Language and Hearing Sciences, language, deglutition, Cognitive Training. Os descritores “Doença de Alzheimer” e “Alzheimer disease” foram os centrais, combinados com os demais utilizando-se o operador booleano ‘’AND’’. Ao início da seleção, foram identificados 682 estudos, restando 95, após aplicação dos filtros e 60 após análises dos títulos. Desses 60 restantes, 20 foram excluídos após leitura dos resumos, os 40 restantes foram lidos na íntegra e submetidos ao teste de relevância, resultando na seleção final de 33 artigos. Resultados e Comentários: Em relação ao processo avaliativo, os aspectos observados foram: linguagem, raciocínio lógico, atividades funcionais, aspectos psiquiátricos, aspectos cognitivos e habilidades auditivas. Os protocolos mais utilizados para avaliar os respectivos aspectos foram: Teste de Fluência Verbal, Teste do Desenho do Relógio, Questionário de Atividades Funcionais de Pfeffer, Classificação de Demência Clínica, Mini Exame do Estado Mental e Escala Wechsler de Inteligência para Adultos. Em relação ao processo de reabilitação, os aspectos que devem ser trabalhados através de elaborações e adaptações de atividades são a atenção, o planejamento, o raciocínio lógico e a linguagem. Conclusão: Embora ainda haja mais estudos abordando a avaliação fonoaudiológica do que a reabilitação, ambos os processos são de extrema importância e o fonoaudiólogo deve atuar nos dois.

 

Introduction: Alzheimer's disease is classified as a progressive neurodegenerative disorder that predominantly affects the elderly. This disorder can cause damage to communication, swallowing, and cognitive functions. Speech-language pathology intervention in these cases aims to assess the damage, through protocols, and develop and adapt strategies and materials to stabilize the damage and maintain the best quality of life for the patient. Objective: To research the process of speech-language pathology evaluation and rehabilitation in the quality of life of elderly people with Alzheimer's disease through a literature review. Methods: integrative, qualitative literature review of original articles published in the last 10 years, focused on speech-language pathology evaluation and treatment protocols in patients diagnosed with Alzheimer's disease. The LILACS, CAPES, and SciELO databases were consulted, using health descriptors - DeCS, in Portuguese and English, isolated and combined with each other. They were: Alzheimer's disease, speechlanguage pathology, language, swallowing, cognitive training; and the following descriptors in English: Alzheimer disease, Speech, Language and Hearing Sciences, language, deglutition, Cognitive Training. The descriptors “Alzheimer disease” and “Alzheimer disease” were the central ones, combined with the others using the Boolean operator ‘’AND’’. At the beginning of the selection, 682 studies were identified, 95 remained after applying the filters and 60 after analyzing the titles. Of these 60 remaining, 20 were excluded after reading the abstracts, the remaining 40 were read in full and submitted to the relevance test, resulting in the final selection of 33 articles. Results and Comments: Regarding the evaluation process, the observed aspects were: language, logical reasoning, functional activities, psychiatric aspects, cognitive aspects and auditory skills. The most commonly used protocols to assess the respective aspects were: Verbal Fluency Test, Clock Drawing Test, Pfeffer Functional Activities Questionnaire, Clinical Dementia Classification, Mini Mental State Examination and Wechsler Adult Intelligence Scale. Regarding the rehabilitation process, the aspects that should be worked on through the development and adaptation of activities are attention, planning, logical reasoning and language. Conclusion: Although there are still more studies addressing speech-language pathology assessment than rehabilitation, both processes are extremely important and the speech-language pathologist should work on both processes.

 
Palavras-chave
Doença de Alzheimer
Fonoaudiologia
Linguagem
Deglutição
Treino cognitivo
Alzheimer disease
Speech
Language and Hearing Sciences
Language
Deglutition
Cognitive Training
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
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