• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
  • Dissertações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
  • Dissertações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Processos de criação em arte e tecnologia: corpo próprio e incorporação

View/Open
elc_ppglimiar_dissertacao_amaral_bfp.pdf (6.582Mb)
Author
Amaral, Beatriz Fernandes Pinheiro do
Advisor
Donati, Luisa Angélica Paraguai
Date
19/02/2024
Content Type
Dissertação de mestrado
Postgraduate Program
Linguagens, Mídia e Arte
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
A pesquisa analisou como processos perceptivos são tecnologicamente mediados em poéticas de arte interativa. Compreendeu-se que as incorporações de dispositivos são atividades operatórias da poética e fundamentais para a construção da linguagem artística dos objetos de estudo: Sensitive to Pleasure (2010), Empreintes Sonores (2023) e Space Messengers (2023). Para tal finalidade, o estudo apoiou-se metodologicamente na dimensão prática do processo de criação (Rey, 2002), localizando seus elementos técnicos e posteriormente, fazendo uso dos conceitos de corpo próprio e incorporação (Merleau-Ponty, 1989) para descrição das operações poéticas. Foram identificadas, primeiramente, as relações de mediação humano-tecnologia que ampliam, distorcem ou reduzem a capacidade sensória corporal do visitante/interator a favor da intencionalidade artística, e em segundo lugar, quais disposiPvos e recursos tecnológicos tiveram sua lógica de uso desviadas. Por fim, entende-se que a multiestabilidade tecnológica (Ihde, 2017) possibilita um uso não programado dos recursos tecnológicos incorporados e que nas obras estudadas, configuram-se como resistências micropolíticas (Feenberg, 2013).
 
The research analyzed how perceptual processes are technologically mediated in interacPve art poePcs. It was understood that the incorporaPon of devices are operaPve acPviPes of poePcs and fundamental for the construcPon of the arPsPc language of the objects of study: SensiPve to Pleasure (2010), Empreintes Sonores (2023) and Space Messengers (2023). For this purpose, the study was methodologically based on the pracPcal dimension of the creaPon process (Rey, 2002), locaPng its technical elements and subsequently, making use of the concepts of one's own body and incorporaPon (Merleau-Ponty, 1989) to describe the poePc operaPons. Firstly, the human-technology mediaPon relaPonships that expand, distort or reduce the visitor/interactor's bodily sensory capacity in favor of arPsPc intenPonality were idenPfied, and secondly, which technological devices and resources had their logic of use diverted. Finally, it is understood that technological mulPstability (Ihde, 2017) allows for an unscheduled use of incorporated technological resources and that, in the works studied, they are configured as micropoliPcal resistances (Feenberg, 2013).
 
Keywords
Arte e Tecnologia
Experiência Perceptiva e incorporação
Multiestabilidade Tecnológica e Resistência micropolítica
Art and Technology
Perceptual experience and embodiment
Technological MulPstability and MicropoliPcal Resistance
Language
Portuguese
Sponsor
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Grant Number
0012022/05643-6
Collections
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback